ONG canadense modifica mobiliário urbano para acolher moradores de rua

ONG canadense modifica mobiliário urbano para acolher moradores de rua

Recentemente algumas imagens chamaram a atenção em sites e redes sociais pela brutalidade das medidas que algumas cidades tomaram para evitar que moradores de rua usem bancos e marquises para se proteger durante a noite.

Uma das mais polêmicas foi a estratégia usada por um supermercado em Londres que colocou “pinos” de metal na sua entrada para evitar que o lugar fosse usado à noite por moradores de rua. Os protestos contra essas atitudes não tardaram: em alguns casos os “pinos” foram cobertos por concreto, além disso, mais de 128.000 pessoas assinaram uma petição no Change.org para que o supermercado os removesse. Neste último caso a petição teve efeito e o supermercado voltou atrás em sua decisão.

Mas esse não é um caso isolado. Muitas cidades em todo o mundo optaram por um mobiliário urbano que evitasse essa apropriação não planejada.

Como resposta a isso, uma organização sem fins lucrativos chamada Raincity Housing, que ajuda pessoas a encontrar locais onde possam passar a noite, em associação com a empresa Spring Advertising, lançou uma interessante campanha.

A iniciativa, que acabou tendo grande impacto na mídia, consiste em instalar dois tipos de bancos pelas ruas e parques da cidade de Vancouver, Canadá; um deles se transforma num refúgio temporário com um teto improvisado, já o outro altera sua mensagem de “isso é um banco” para “isso é um quarto” de acordo com a hora do dia e o nível de iluminação.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ONG canadense modifica mobiliário urbano para acolher moradores de rua" 13 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623893/ong-canadense-modifica-mobiliario-urbano-para-acolher-moradores-de-rua> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.