Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza

O escritório holandês Bekkering Adams Architecten, em colaboração com ABT e BeersNielsen, inaugurou recentemente uma instalação no Palazzo Mora que faz parte dos eventos paralelos da Bienal de Veneza. Intitulada Form-ContraForm, a obra escultural reflete sobre a percepção humana e conceitual do espaço - algo que eles descrevem como "um espaço que rodeia e envolve". Refinando a essência da arquitetura até chegar a coordenadas no espaço, a experiência criada por Bekkering Adams se assemelha à noção de "massa versus vazio".

Segundo os arquitetos, "a intensão é proporcionar uma experiência que não é apenas moldada pelos limites físicos do espaços", mas que também "se estende para além do tangível." No espaço da instalação um cubo flutuante de 2,4 metros de lado é composto por 14 mil esferas suspensas por uma grelha de arame. Dentro deste cubo há uma cavidade na qual as pessoas podem entrar. A densidade variável das esferas torna visíveis volumes contidos no interior do cubo, "como se fossem nuvens." Além disso, "as superfícies reflexivas no chão criam a ilusão de um espaço infinito, oferecendo perspectivas inusitadas. As luzes em movimento, que reagem às ações das pessoas, representam as manifestações do cubo através das variações de cor e intensidade."

© Jeroen Musch

A inauguração oficial da exposição, que aconteceu na abertura da Bienal em junho, contou com a participação dos autores da instalação. "Claro que estávamos curiosos para ver se os visitantes iriam se submeter à experiência e não apenas observar o cube; realmente entrar nele e se deixar envolver pelas 14 mil esferas suspensas. O efeito de todas essas esferas é extraordinário. Graças à diferença de iluminação e aos reflexos no chão elas são refletidas infinitamente."

Assista o vídeo a seguir, que explica o processo de construção da instalação:

Esta e as outras exposições no Palazzo Mora permanecem abertas à visitação até 23 de novembro.

Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza - Mais Imagens

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza" [Bekkering Adams Create Hanging Installation in Venice] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623878/bekkering-adams-cria-instalacao-suspensa-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.