O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza

Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza

Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza
Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza, © Jeroen Musch
© Jeroen Musch

O escritório holandês Bekkering Adams Architecten, em colaboração com ABT e BeersNielsen, inaugurou recentemente uma instalação no Palazzo Mora que faz parte dos eventos paralelos da Bienal de Veneza. Intitulada Form-ContraForm, a obra escultural reflete sobre a percepção humana e conceitual do espaço - algo que eles descrevem como "um espaço que rodeia e envolve". Refinando a essência da arquitetura até chegar a coordenadas no espaço, a experiência criada por Bekkering Adams se assemelha à noção de "massa versus vazio".

Segundo os arquitetos, "a intensão é proporcionar uma experiência que não é apenas moldada pelos limites físicos do espaços", mas que também "se estende para além do tangível." No espaço da instalação um cubo flutuante de 2,4 metros de lado é composto por 14 mil esferas suspensas por uma grelha de arame. Dentro deste cubo há uma cavidade na qual as pessoas podem entrar. A densidade variável das esferas torna visíveis volumes contidos no interior do cubo, "como se fossem nuvens." Além disso, "as superfícies reflexivas no chão criam a ilusão de um espaço infinito, oferecendo perspectivas inusitadas. As luzes em movimento, que reagem às ações das pessoas, representam as manifestações do cubo através das variações de cor e intensidade."

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

A inauguração oficial da exposição, que aconteceu na abertura da Bienal em junho, contou com a participação dos autores da instalação. "Claro que estávamos curiosos para ver se os visitantes iriam se submeter à experiência e não apenas observar o cube; realmente entrar nele e se deixar envolver pelas 14 mil esferas suspensas. O efeito de todas essas esferas é extraordinário. Graças à diferença de iluminação e aos reflexos no chão elas são refletidas infinitamente."

Assista o vídeo a seguir, que explica o processo de construção da instalação:

Esta e as outras exposições no Palazzo Mora permanecem abertas à visitação até 23 de novembro. 

© Jeroen Musch © Jeroen Musch © Jeroen Musch © Jeroen Musch + 5

Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Bekkering Adams cria instalação suspensa em Veneza" [Bekkering Adams Create Hanging Installation in Venice] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623878/bekkering-adams-cria-instalacao-suspensa-em-veneza> ISSN 0719-8906