Vídeo: "about architecture_without capital letters” / Alejandro Beautell

Na ocasião da exposição "Time Space Existence" na Bienal de Veneza 2014, o arquiteto Alejandro Beautell apresenta o vídeo "about architecture_without capital letters”. A mostra, realizada a pedido da Global Arts Affairs Foundation, compõe o elenco oficial da Bienal desse ano e reúne mais de 100 arquitetos de 40 nacionalidades, dentre os quais Norman Foster, Eduardo Souto de Moura e Ricardo Bofill.

Longe dos holofotes, Alejandro Beautell, através de suas últimas obras realizadas nas Ilhas Canárias, nos convida a refletir sobre a essência da arquitetura, da pequena escala e da tradição viva que é a essência do ofício do arquiteto.

about architecture_without capital letters

“o que tem a dizer um jovem arquiteto não tem, a princípio, grande importância, mas quer responder a este convite e o faço consciente de minhas limitações.

como arquiteto, precisas de um lugar, sem lugar não podes fazer arquitetura. esse lugar, deve fazê-lo seu, conhecê-lo intimamente. 

preocupa-me o caráter dos edifícios, uma casa é uma casa. não deve ser outra coisa, sua densidade e seu peso serão os de uma casa. os materiais e suas texturas, necessários, precisos.

quando aprendes a ler um espaço, podes apreciar o fundamental, sua essência, as forças inerentes a certos lugares e suas proporções. nesse território desconhecido habitam também a música e a poesia.

penso que há algo importante no modo como os diferentes elementos de um edifício entram em contato. o segredo está na união, na transmissão, na maneira como se tocam o piso e a parede, ou como se encontram dois corpos de um mesmo edifício.

desenhando o corte de uma janela de madeira se pode compreendê-la, a importância do contato entre os diferentes elementos. às vezes não devem se tocar, deve-se separá-los, criar sombras.

a geometria e seu poder: não consigo compreendê-los. necessito ir ao seu encontro, perguntam-me como é, como funciona. esse jogo de equilíbrios, belo, complexo.

a matéria, o tempo e o espaço são as ferramentas da arquitetura. do jogo instável entre elas, sempre em seu limite, surgem as perguntas que esperam por respostas.

não é de gênios que precisamos, dizia um velho arquiteto. aprendi de meu pai; ainda existe uma tradição viva. 

arquitetura, antiga como o mar, moderna como as ondas.

interessa-me o simples, e aqui, na ilha onde habito, o horizonte é azul."

Alejandro Beautell, arquiteto.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Vídeo: "about architecture_without capital letters” / Alejandro Beautell" [Video: “sobre arquitectura_en minúsculas” / Alejandro Beautell] 01 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623288/video-about-architecture-without-capital-letters-slash-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.