O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rio de Janeiro entre as dez “city brands” mais poderosas, segundo o The Guardian

Rio de Janeiro entre as dez “city brands” mais poderosas, segundo o The Guardian

Rio de Janeiro entre as dez “city brands” mais poderosas, segundo o The Guardian
Rio de Janeiro entre as dez “city brands” mais poderosas, segundo o The Guardian, © alobos Life, via Flickr. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© alobos Life, via Flickr. Used under Creative Commons

O jornal britânico The Guardian publicou recentemente seu primeiro ranking sobre as cidades mais “poderosas” em termos de brand (marca). 

A pesquisa analisou dois indicadores em 57 cidades do mundo. O primeiro incluiu o clima, a economia, a infraestrutura (principalmente de transporte), os lugares turísticos e a sensação de segurança. O segundo indicador corresponde ao impacto da cidade nas redes sociais (Facebook e Twitter) e as referências que são feitas nos meios de comunicação. 

Dentro das 57 cidades estudadas, sete são latino-americanas. A primeira delas na lista é o Rio do Janeiro, que ocupou o sétimo lugar no geral.

Veja a seguir todas as cidades do ranking geral. 

Para elaborar o ranking, o The Guardian foi assessorado pela consultora Saffron. De acordo com os indicadores pesquisados, Los Angeles (EUA) teve a city brand mais poderosa, o que é devido, principalmente, à sua diversidade cultural. Neste sentido, a cidade estadounidense se destacou por sua indústria cinematográfica, pelo alto nível das mostras de arte que a cidade recebe e pela boa qualidade de suas praias, que a converte num dos principais destinos turísticos do país. 

A segunda cidade da lista é Nova Iorque, que, segundo o The Guardian, está acima de Londres - em terceiro lugar - por apresentar melhores condições climáticas. Além disso, o ranking justifica que Londres está nessa colocação pois os confrontos de 2011 afetaram a sensação de segurança das pessoas, apesar de obter valores melhores que Nova Iorque em relação ao transporte e turismo. 

O ranking geral das 57 cidades corresponde à imagem a seguir: 

Resultados gerais. Clique sobre a imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian
Resultados gerais. Clique sobre a imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian

Ao analisar as cidades que se destacam em cada indicador, as posições se alteram em alguns casos. Contudo, medindo-se somente o primeiro indicador - que inclui o clima, os lugares atrativos e a infraestrutura - as três primeiras cidades do ranking continuam nas mesmas colocações. 

Resultados do indicador “Atrativos”. Clique na imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian
Resultados do indicador “Atrativos”. Clique na imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian

Em relação ao impacto e as referências que tem cada uma das cidades nos meios de comunicação, novamente os três primeiros lugares - Los Angeles, Nova Iorque e Londres, respectivamente - se mantiveram, mas desta vez cada uma delas obteve a avaliação máxima com 10 pontos. Paris  é a quarta cidade que marcou mais pontos neste indicador. 

Resultados do indicador “Impactos e referências em Meios de Comunicação”. Clique na imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian
Resultados do indicador “Impactos e referências em Meios de Comunicação”. Clique na imagem para aumentá-la. Fonte: The Guardian

O ranking geral conta com a presença de três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, em 7°, 20° e 42° respectivamente. As condições climáticas e as paisagens naturais que fazem do Rio e de Salvador destinos turísticos mundiais contribuíram para as suas colocações na lista. 

Além das cidades brasileiras, outras cidades latino-americanas figuram no ranking, dentre elas a Cidade do México, Buenos Aires, Santiago e Lima

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Cita: Constanza Martínez Gaete. "Rio de Janeiro entre as dez “city brands” mais poderosas, segundo o The Guardian" 22 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622423/rio-de-janeiro-entre-as-dez-city-brands-mais-poderosas-segundo-o-the-guardian> ISSN 0719-8906