O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. OMA iniciará pesquisa sobre a relação entre as cores e o desenvolvimento econômico

OMA iniciará pesquisa sobre a relação entre as cores e o desenvolvimento econômico

OMA iniciará pesquisa sobre a relação entre as cores e o desenvolvimento econômico
OMA iniciará pesquisa sobre a relação entre as cores e o desenvolvimento econômico, A dupla holandesa Haas e Hahn é conhecida por pintar construções nas favelas com cores vibrantes.
A dupla holandesa Haas e Hahn é conhecida por pintar construções nas favelas com cores vibrantes.

A companhia de tintas AkzoNobel anunciou planos de financiar um projeto de pesquisa global do OMA que investigará a ligação entre as cores e o desenvolvimento econômico. O projeto é parte da iniciativa "Human Cities" da AkzoNobel, que, segundo a empresa "destaca seu comprometimento em melhorar, energizar e regenerar comunidades urbanas em todo o mundo."

O anúncio foi realizado semana passada na Bienal de Arquitetura de Veneza. Continue lendo para saber mais sobre essa iniciativa de pesquisa.

Comentando sobre o projeto de pesquisa, e sobre a iniciativa "Human Cities" em geral, o CEO da empresa, Ton Büchner, disse: "Até 2050, mais de 75 porcento da população global viverá nas cidades. Dado que 60% de nossos produtos são voltados para segmentos da construção, infraestrutura e transportes, a Akzo Nobel tem uma importante influência no processo de transformação urbana que está acontecendo.

"Acreditamos que nossa nova parceria de pesquisa com o OMA trará uma contribuição significativa para criar um ambiente urbano mais "humano" para os cidadãos de todo o mundo, então, estamos muito satisfeitos em sermos parceiros de Rem Koolhaas e do OMA nesse estudo."

Koolhaas comentou sobre o projeto: "A ligação entre as cores e nossa reação emocional ao ambiente construído é bem estabelecida. Mas não para por aí. Ao afetar nossas percepções, as cores causam diferentes impactos em todas as variáveis que determinam a vitalidade da cidade: social, cultural e econômica."

Este não é o primeiro exemplo de pesquisa sobre as cores e seus efeitos na economia. A dupla holandesa Haas e Hahn demonstrou o efeito do Favela Painting, e no projeto Favela-Bairro, de Jorge Mario Jáuregui, de 2001, a relação entre a cor e a pobreza fora revelada.

"As cores estavam ausentes devido à pobreza, as pessoas trabalham dentro, mas não podem se dar ao luxo de trabalhar fora. E quando um novo edifício planejado é erguido na favela - seja um banheiro público ou uma cooperativa de costureiras - ele imediatamente se torna um monumento. Foi concebido por um arquiteto, indica que as coisas estão mudando: as pessoas compreendem então que têm direito ao que era disponível até então apenas na 'cidade formal'."

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "OMA iniciará pesquisa sobre a relação entre as cores e o desenvolvimento econômico" [OMA to Research the Link Between Color and Economic Development] 21 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622282/oma-iniciara-pesquisa-sobre-a-relacao-entre-as-cores-e-o-desenvolvimento-economico> ISSN 0719-8906