O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vídeo: Casa Redux / Pedro Kok e Gabriel Kogan - Bienal de Veneza 2014

Vídeo: Casa Redux / Pedro Kok e Gabriel Kogan - Bienal de Veneza 2014

Vídeo: Casa Redux / Pedro Kok e Gabriel Kogan - Bienal de Veneza 2014

Integrando a lista dos 100 arquitetos e escritórios que compõem o evento "Time Space Existence", que ocorre paralelamente à 14ª Bienal Internacional de Veneza, o Studio MK27, liderado por Marcio Kogan, contribui para a exposição com a projeção de cinco vídeos que expõem, de modo muitas vezes cômico ou dramático, o cotidiano de cinco de suas obras residências.

Apresentamos aqui o vídeo produzido por Pedro Kok e Gabriel Kogan sobre a Casa Redux, localizada em Itatiba, interior de São Paulo. Em That was not my dream – título do vídeo em exibição no Palazzo Mora – o narrador conta a estória de sua casa e como Suzana, sua ex-mulher, se apaixonou por sua arquitetura de linhas sóbrias, frias e modernas.

A ironia na voz do ex-marido é cortante ao descrever detalhadamente os aspectos da Casa Redux – e, em grande medida, da arquitetura moderna – e ao se perguntar, já no início do vídeo, “quem quer esse tipo de casa, fria, embotada, sem vida [...]?” Baseado em argumentos repetidos à exaustão pela crítica do movimento moderno – mas nem por isso esgotados – o ex-marido contrapõe esta à casa de seus sonhos, “um belo projeto neoclássico, o símbolo da permanência”.

Apesar de sóbria, a lamentação do ex-marido deixa escapar um tom humorístico, evidente na comparação da frieza da obra com a de Suzana; esta por sua vez, não esconde sua verdadeira paixão (e fixação): a casa.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Casa Redux / Pedro Kok e Gabriel Kogan - Bienal de Veneza 2014" 12 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620546/video-casa-redux-pedro-kok-e-gabriel-kogan-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.