Primeiro Solar Decathlon América Latina será realizado em Cali, Colômbia, em 2015

Para os que não conhecem, o Solar Decathlon é um concurso criado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos em 1999 que realizou sua primeira edição internacional em 2010, desafiando equipes universitárias a projetar e construir residências acessíveis, inovadores e energeticamente eficientes que utilizem apenas o sol como fonte de energia. Pela primeira vez em sua exitosa história a competição realizará uma versão latino-americana, prevista para dezembro de 2015; a sede escolhida foi Santiago de Cali, Colômbia.

Um das diferenças que a versão latino-americana trará é que a tradicional exposição das casas (Vila Solar) não será desmontada ao final no evento. Como comenta o prefeito de Cali, Rodrigo Guerrero, "desta vez, ao fim do evento, não se desmontará os pavilhões. Deixaremos eles ali para que seja um bairro modelo que servirá de laboratório e referência."

Mais detalhes a seguir.

Solar Decathlon Europa 2012, em Madri, Espanh. Imagem © Via Flickr, Usuário SDEurope

Em março passado, o subsecretário de Energia dos Estados Unidos, Daniel Poneman, o Ministro Colombiano de Energia e Minas, Amilkar Acosta, o Prefeito de Santiago de Cali, Rodrigo Guerreo, e a Diretora de Planejamento, Tatyana Orozco, firmaram um Memorando de Entendimento para colaborar com o desenvolvimento do evento.

Solar Decathlon Europa 2012, em Madri, Espanh. Imagem © Via Flickr, Usuário SDEurope

"Embora tenhamos uma matriz energética limpa, principalmente hidroelétrica, estamos trabalhando para buscar a diversificação através da incorporação de fontes mais renováveis", acrescentou Amilkar Acosta. "Consideramos que o Solar Decathlon traz uma oportunidade única para incentivar nossos estudantes latino-americanos a aplicar suas habilidades inovadoras para projetar edifícios que sejam energeticamente eficientes e autossuficientes, o que contribui com o crescimento sustentável nacional e regional."

Memorando de colaboração firmado em março deste ano. Imagem © Via Solardecathlon.gov

Aberto ao público gratuitamente, o Solar Decathlon busca mostrar a seus visitantes como as tecnologias energéticas renováveis permitem economizar dinheiro e energia, beneficiando as comunidades locais e impulsionando o crescimento econômico. Desde o ano de 2010, o Departamento de Energia promoveu quatro competições solares internacionais, incluindo duas em Madri, Espanha, em 2010 e 2012; uma em Datong, China, em 2013; e uma prevista em Versailles, França, em julho deste ano.

Fotografias via Flickr, Usuário SDEurope

Reveja nossa cobertura das edições passadas aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Primeiro Solar Decathlon América Latina será realizado em Cali, Colômbia, em 2015" [2015: Primera Decatlón Solar en Latinoamérica se realizará en Cali, Colombia] 08 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620399/primeiro-solar-decathlon-america-latina-sera-realizado-em-cali-colombia-em-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.