O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2014: Tabula rasa em Israel

Bienal de Veneza 2014: Tabula rasa em Israel

Bienal de Veneza 2014: Tabula rasa em Israel
Bienal de Veneza 2014: Tabula rasa em Israel, © Nico Saieh
© Nico Saieh

Israel é um país erguido sob a bênção do modernismo. O país surgiu a partir de condicionantes particulares  o resultado é uma paisagem arquitetônica única, não apenas em termos de edifícios, mas também como o próprio território foi planejado. Anti-urbano por essência, o Plano Sharon de 1951 originou mais de 400 cidades espalhadas em todo o território. 

Essa nova paisagem - a tabula rasa - evoluiu em uma variedade de padrões e formas, uma paisagem que não é urbana nem suburbana. 

“Urburb” é o título da exposição israelense na Bienal de Veneza 2014. Dentro do pavilhão, uma performance robótica constante traça os padrões originados a partir do Plano Sharon na areia, apagando-os em seguida para, então, desenha-los de novo num ciclo contínuo. Trata-se de uma performance que nos faz refletir sobre o futuro dos novos assentamentos e as possibilidades da construção robótica.

A exposição tem curadoria de Ori Scialom, Dr. Roy Brand, Keren Yeala Golan e Edith Kofsky.

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 14

© Nico Saieh
© Nico Saieh
© Nico Saieh
© Nico Saieh

Ver a galeria completa

Sobre este autor
David Basulto
Autor
Cita: Basulto, David. "Bienal de Veneza 2014: Tabula rasa em Israel" [Venice Biennale 2014: Israel's Tabula Rasa] 06 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/619065/bienal-de-veneza-2014-tabula-rasa-em-israel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.