Embarq Brasil e IAB-RJ lançam manual para incentivar o uso de bicicletas em comunidades

Apostar na bicicleta como meio sustentável de transporte em comunidades menos desenvolvidas economicamente é incentivar um modelo acessível, saudável e viável. Esta é uma das conclusões do Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades, lançado recentemente na sede do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). O estudo foi desenvolvido pela EMBARQ Brasil em parceria com o IAB-RJ e as secretarias municipais de Habitação e Meio Ambiente do Rio.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira; da diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes; da gerente de Projetos da Secretaria de Habitação, Reanne Vianna; e da gerente do Plano Cicloviário da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Lucia Navarro Maranhão. O especialista em mobilidade sustentável, arquiteto Ricardo Montezuma, também participou da cerimônia, e ministrou palestra sobre o panorama favorável a este modal no mundo.

A coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil e líder do projeto que originou o manual, Paula Santos da Rocha, explica que apesar da publicação ter como foco a cidade do Rio de Janeiro, o conteúdo apresentado pode servir de referência para projetos em outras cidades brasileiras.

Baseado em observações realizadas em trabalhos de campo e nos projetos do Morar Carioca, o manual foi desenvolvido em torno de dois elementos: programas e infraestrutura. Os programas descrevem iniciativas de educação, fiscalização e incentivo para que os moradores convivam e usufruam do novo ambiente. Em relação à infraestrutura, são identificados tipos de vias e melhorias potenciais no ambiente construído.

Clique aqui para baixar o manual completo.

Via IAB-RJ

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Embarq Brasil e IAB-RJ lançam manual para incentivar o uso de bicicletas em comunidades" 23 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602733/embarq-brasil-e-iab-rj-lancam-manual-para-incentivar-o-uso-de-bicicletas-em-comunidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.