Shigeru Ban pode, em breve, construir suas primeiras obras no Brasil

Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker deste ano, pode em breve ter obras construídas no Brasil. Até o final do mês Ban deve assinar uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente para construir postos de visitação e de pesquisa em parques nacionais na Amazônia, e, posteriormente, torres de observação e escolas para as populações locais.

A relação entre Ban e o Brasil teve início em 2012, no evento Rio+20, ocasião em que o arquiteto foi apresentado à Izabella Teixeira, Ministra no Meio Ambiente.

A oportunidade de firmar esta parceria e realizar estes projetos foi reforçada pela apreensão de várias toneladas de madeira na Amazônia pelo Ibama. Para Ban, experiente em trabalhos com madeira, essa é uma excelente oportunidade de realizar suas primeiras obras no Brasil.

Nine Bridges Country Club. Gyeonggi-do, Coréia do Sul. Image © Hiroyuki Hirai

Os parques onde possivelmente serão realizados os projetos são o Anavilhanas, no Amazonas, e o Parque Nacional da Amazônia, localizado às margens do rio Tapajós, no Pará.

No momento o Ministério está em busca de financiamento privado para a construção dos projetos e, inclusive, já reuniu uma equipe para trabalhar com o premiado arquiteto japonês composta pela designer Claudia Moreira Salles, o arquiteto Bernardo Jacobsen, que trabalhou com Ban no Japão, e o engenheiro Helio Olga Jr.

Edifício Comercial Tamedia. Zurique, Suíça. Image Courtesy of Shigeru Ban Architects

Revisite alguns dos projetos de Shigeru Ban (dentre os quais muitos em madeira) aqui.

Referência: Folha de S. Paulo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Shigeru Ban pode, em breve, construir suas primeiras obras no Brasil" 19 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602157/shigeru-ban-pode-em-breve-construir-suas-primeiras-obras-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.