Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial

Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou recentemente a inserção de três novos bens brasileiros na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial. A partir de agora, o sítio arqueológico do antigo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André - SP, e o Ver-o-Peso, em Belém - PA, poderão ser avaliados e, quiçá, receber o título de Patrimônio Mundial.

Após 18 anos sem atualizações, a lista indicativa do Brasil passa a ter 18 bens, classificados como naturais, culturais e mistos.

Cais do Valongo

Cais do Valongo. Image Courtesy of Acervo geral do Rio de Janeiro
Cais do Valongo. Image Courtesy of Acervo geral do Rio de Janeiro

Redescoberto em 2011, o Cais do Valongo foi construído em 1811 para abrigar o desembarque e comércio de africanos escravizados e, posteriormente, aterrado para a construção da Praça do Commercio. Em uma área de cerca de dois mil metros quadrados, foram encontrados objetos que revelam a vida cotidiana das classes dominantes do império, bem como dos escravos.

Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Image Courtesy of CAU/BR
Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Image Courtesy of CAU/BR

No estado de São Paulo, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba registra o período da influência da cultura e tecnologia inglesas no país, além de ter apelo ambiental, com 55% de seu território coberto por áreas de mananciais. O desenvolvimento do local está associado à construção da Ferrovia Santos-Jundiaí, concessionada pela companhia de trens São Paulo Railway Co., que começou a operar em 1860.

A Vila de Paranapiacaba foi, inclusive, contemplada com o financiamento do PAC Cidades Históricas. O projeto abrange 250 intervenções de restauro, além de melhorias na mobilidade urbana e habitações da região.

Ver-o-Peso

Ver-o-Peso. Image Courtesy of CAU/BR
Ver-o-Peso. Image Courtesy of CAU/BR

Tombada pelo Iphan desde 1977, a região do Ver-o-Peso abriga a maior feira livre da América Latina. Construído em 1899, o complexo arquitetônico e paisagístico do espaço é um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém do Pará. As inúmeras construções históricas contemplam uma área de cerca de 25 mil metros quadrados, que se estende até a Cidade Velha.

Via CAU/BR

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: "Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial " 30 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601351/unesco-indica-tres-conjuntos-brasileiros-para-patrimonio-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.