O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial

Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial

Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial
Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial , Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Vila Ferroviária de Paranapiacaba

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou recentemente a inserção de três novos bens brasileiros na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial. A partir de agora, o sítio arqueológico do antigo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André - SP, e o Ver-o-Peso, em Belém - PA, poderão ser avaliados e, quiçá, receber o título de Patrimônio Mundial.

Após 18 anos sem atualizações, a lista indicativa do Brasil passa a ter 18 bens, classificados como naturais, culturais e mistos.

Cais do Valongo

Cais do Valongo. Image Courtesy of Acervo geral do Rio de Janeiro
Cais do Valongo. Image Courtesy of Acervo geral do Rio de Janeiro

Redescoberto em 2011, o Cais do Valongo foi construído em 1811 para abrigar o desembarque e comércio de africanos escravizados e, posteriormente, aterrado para a construção da Praça do Commercio. Em uma área de cerca de dois mil metros quadrados, foram encontrados objetos que revelam a vida cotidiana das classes dominantes do império, bem como dos escravos.

Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Image Courtesy of CAU/BR
Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Image Courtesy of CAU/BR

No estado de São Paulo, a Vila Ferroviária de Paranapiacaba registra o período da influência da cultura e tecnologia inglesas no país, além de ter apelo ambiental, com 55% de seu território coberto por áreas de mananciais. O desenvolvimento do local está associado à construção da Ferrovia Santos-Jundiaí, concessionada pela companhia de trens São Paulo Railway Co., que começou a operar em 1860.

A Vila de Paranapiacaba foi, inclusive, contemplada com o financiamento do PAC Cidades Históricas. O projeto abrange 250 intervenções de restauro, além de melhorias na mobilidade urbana e habitações da região.

Ver-o-Peso

Ver-o-Peso. Image Courtesy of CAU/BR
Ver-o-Peso. Image Courtesy of CAU/BR

Tombada pelo Iphan desde 1977, a região do Ver-o-Peso abriga a maior feira livre da América Latina. Construído em 1899, o complexo arquitetônico e paisagístico do espaço é um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém do Pará. As inúmeras construções históricas contemplam uma área de cerca de 25 mil metros quadrados, que se estende até a Cidade Velha.

Via CAU/BR

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Unesco indica três conjuntos brasileiros para Patrimônio Mundial " 30 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601351/unesco-indica-tres-conjuntos-brasileiros-para-patrimonio-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.