BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga

Após vencer o concurso internacional para o projeto da Filarmônica Vltava em maio de 2022, o escritório dinamarquês BIG - Bjarke Ingels Group divulgou o projeto arquitetônico detalhado. O projeto mantém o conceito apresentado na competição, que visa conectar a margem do rio com a cobertura da nova edificação por meio de um caminho sinuoso, ampliando o espaço público e convidando os visitantes a interagirem com o volume. A construção está prevista para iniciar em 2027 e a inauguração da Filarmônica está prevista para 2032.

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 2 de 19BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 3 de 19BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 4 de 19BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 5 de 19BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Mais Imagens+ 14

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 2 de 19
Filarmônica Vltava - Túnel. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

Após a conclusão, a nova instalação se tornará a sede da Filarmônica Tcheca, da Orquestra Sinfônica FOK de Praga e do Departamento de Música da Biblioteca Municipal de Praga. O projeto também leva em consideração os interesses da comunidade local e os moradores do distrito de Praga 7. A proposta também foi influenciada por discussões aprofundadas com especialistas em acústica, transporte e áreas verdes. A principal função dos auditórios é complementada com instalações adicionais, como o Creative Hub, que também abrigará a biblioteca de música.

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 16 de 19
Filarmônica Vltava - Trajeto Rio-Cobertura. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group
BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 9 de 19
Filarmônica Vltava - Vista da Cidade. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

Localizado à beira do rio Vltava, a nova edificação está posicionada para interagir com os espaços públicos ao redor, permitindo a criação de uma grande praça da cidade conectada ao foyer público. Cada fachada tem um caráter diferente, voltada alternadamente para uma praça, uma rua compartilhada, um viaduto e a margem do rio. Vegetação e paisagem são integradas ao projeto para transmitir uma narrativa conceitual de reconexão entre o rio e a cidade. Colunas finas sustentam os diferentes terraços interligados por um caminho comum que leva ao topo do edifício. Escadarias conectam os acessos aos terraços na cobertura, contribuindo para a imagem dinâmica do edifício.


Artigo Relacionado

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga

A organização funcional da Filarmônica Vltava visa oferecer uma solução compacta para facilitar o acesso e a orientação. O centro do edifício é ocupado pela Sala Principal, com 1800 lugares, que se abre para o foyer público com vista para o centro histórico de Praga. Ao lado dela, a Sala de Câmara está voltada para o rio e cria um espaço mais íntimo para concertos e eventos menores. Uma Sala de Usos Múltiplos, voltada para a cidade, é projetada como uma caixa preta flexível, enquanto a Sala de Ensaio da Orquestra é um espaço confortável para práticas diárias.

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 17 de 19
Filarmônica Vltava . Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

"A Filarmônica Vltava é como um caminho sinuoso da margem do rio a cobertura. Fluxos públicos e praças belvedere unem a vida da cidade de Praga à música. Suas salas são voltadas para a paisagem, afinadas para o som e orquestradas para funcionalidade e conectividade. A partir dessa estrutura rítmica, uma sinfonia de colunatas e varandas se estende como plataformas para a vida pública. Expressiva e pragmática, a nova filarmônica ascenderá para configurar um marco chave para Praga. Do rio a cobertura". - Bjarke Ingels

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 10 de 19
Filarmônica Vltava - Orquestra Sala Principal. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group
BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 8 de 19
Filarmônica Vltava - Mezanino Foyer. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

Além dos auditórios, o Creative Hub oferecerá um modelo único de espaço dedicado à educação musical, ensaio e apresentações. Operado pela Biblioteca Municipal de Praga, aspira se tornar um caldeirão para diversas experiências musicais, convidando todas as gerações a se envolverem, criar, tocar e gravar juntos.

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 14 de 19
Filarmônica Vltava - Hall Escolar. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group
BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 5 de 19
Filarmônica Vltava - Paisagem da Cobertura. Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

BIG também foi selecionado como parte de uma equipe internacional de arquitetura para projetar a nova sala de espetáculos do Tennessee Performing Arts Center. O escritório também revelou recentemente uma colaboração com a banda dinamarquesa WhoMadeWho para criar um projeto de palco imersivo para sua turnê mundial. Também projetado por eles, as torres retorcidas do One High Line estão próximas da conclusão na "Architecture Row", em Nova York.

BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 7 de 19
Filarmônica Vltava . Imagem © BIG-Bjarke Ingels Group

Créditos do projeto:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "BIG divulga nova proposta para o projeto da Filarmônica Vltava em Praga" [BIG Reveals Updated Design for Vltava Philharmonic Hall in Prague] 05 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012757/big-divulga-nova-proposta-para-o-projeto-da-filarmonica-vltava-em-praga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.