Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica

Camarões possui um valioso patrimônio arquitetônico representado por edifícios destinados ao culto cristão católico. Essas construções abrangem uma variedade de estilos, que incluem designs contemporâneos, explorações em tijolo de terracota e influências arquitetônicas góticas e bizantinas. Desde a chegada de missionários em 1890, inúmeros edifícios religiosos foram erguidos com a participação ativa das comunidades locais. Essas estruturas não apenas desempenharam um papel fundamental na popularização da fé cristã, mas também se tornaram espaços propícios para a troca de influências arquitetônicas entre as comunidades locais e estrangeiras.

Durante o período, Camarões explorou os movimentos gótico e bizantino, que estavam no auge na Europa, para criar suas igrejas. Esses estilos foram reinterpretados por meio das práticas locais de construção e, atualmente, representam o patrimônio histórico das catedrais do país.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 2 de 13Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 3 de 13Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 4 de 13Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 5 de 13Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Mais Imagens+ 8

Continue lendo para conhecer igrejas que exemplificam as influências desses movimentos dentro do país.

Catedral Saint-Pierre-et-Saint-Paul, Douala

A catedral, erguida em 1936, destaca-se como uma das principais igrejas ligadas à introdução do cristianismo em Camarões. Sua construção teve o propósito de substituir a primeira igreja católica da cidade de Douala. Localizada em frente ao cemitério da cidade, a catedral é dedicada aos apóstolos São Pedro e São Paulo.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 3 de 13
Catedral Saint-Pierre-et-Saint-Paul, Douala. Imagem © Youssouf Levrai
Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 8 de 13
Catedral Saint-Pierre-et-Saint-Paul, Douala. Imagem © Blaise Blaizo

A arquitetura da catedral é influenciada pelo estilo bizantino, evidenciado pelas colunas e cúpulas ornamentando tanto a fachada quanto as estruturas da abside traseira do edifício. Essa influência é especialmente marcante nas torres que delineiam a entrada e a fachada central do edifício. Além disso, a catedral incorpora elementos da arquitetura neo-românica, notavelmente presentes no alpendre, que exibe janelas em arco, relevos e portais de diferentes tamanhos e escalas. No interior, a catedral é caracterizada por tetos abobadados de madeira e vitrais que contribuem para criar uma atmosfera reverente. Atualmente, a catedral desempenha o papel de sede da Arquidiocese Católica Romana de Douala, abrangendo o litoral, a província ocidental e determinadas áreas centrais do país.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 9 de 13
Interior da Catedral Saint-Pierre-et-Saint-Paul, Douala. Imagem © Nkwetche

Catedral Notre Dame du Rosaire, Mbalmayo

Conhecida como Catedral de Nossa Senhora do Rosário, este edifício foi construído entre 1934 e 1946 sob a missão francesa Spiritan. Posteriormente, tornou-se a catedral da Diocese de Mbalmayo após sua criação em 1961. A catedral apresenta uma estética gótica medieval, notável por suas paredes espessas de tijolos de terracota e aberturas arqueadas estreitas. A fachada do edifício é emblemática em Mbalmayo, exibindo uma torre singular imponente e uma grande porta de entrada. O exterior destaca um intricado trabalho em tijolos, evidenciando a contribuição local e os métodos de construção utilizados para reinterpretar um estilo europeu.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 2 de 13
Catedral Notre Dame du Rosaire de Mbalmayo. Imagem © Frank Bikele
Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 12 de 13
Catedral Notre Dame du Rosaire de Mbalmayo. Imagem © Frank Bikele

Catedral de Edea

A pequena catedral de Edéa está localizada às margens do rio Sanaga e foi estabelecida em 1993, juntamente com outras novas dioceses. Ela segue o mesmo estilo arquitetônico da catedral de Douala, porém com um design mais modesto.

Também influenciada pelo estilo bizantino de maneira simplificada, esta catedral apresenta uma torre de sino singular que se eleva a quatro níveis. A torre está situada centralmente na fachada frontal da estrutura, com o quarto nível deslocado da fachada e coroado por uma cúpula. No topo da torre, há um terraço que suporta uma aedicula redonda aberta, lembrando a arquitetura neo-românica e é finalizada com uma cruz. A torre também funciona como a entrada principal, recepcionando os visitantes com uma varanda. Suas superfícies verticais são destacadas em tons de cinza e rosa, proporcionando uma sensação de volume.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 5 de 13
Catedral de Edea Cathedral. Imagem © Kametia
Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 13 de 13
Catedral de Edea. Imagem © Eyike Georges

No interior, a nave é inundada por uma abundância de luz natural proveniente de numerosos vitrais e aberturas no clerestório, além de corredores laterais altos. O teto é composto por ripas de madeira sobre uma estrutura metálica, enquanto a nave é suportada por altos pilares quadrados. O altar está posicionado sob uma abside de pé-direito elevado.

Catedral de Kumbo

Construída na década de 1950, a Catedral de Kumbo é um edifício impressionante situado no topo de uma colina na praça, dominando a cidade. Desde a sua fundação em 1983, tem desempenhado o papel de sede do bispado de Kumbo. A catedral representa de maneira exemplar a arquitetura gótica medieval nos Camarões, exibindo paredes robustas de tijolos e pequenas fenestrações em arco. Sua fachada é marcante, adornada por grandes arcos e uma imponente torre. A construção da torre, em alvenaria local, ultrapassou os padrões dos edifícios de múltiplos andares da época. Localizada no topo de uma colina e acessível por meio de vários degraus, a catedral é vista como um refúgio sólido e sagrado, merecendo respeito e reverência por parte da população de Kumbo.


Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 4 de 13
© Catedral de Kumbo
Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 6 de 13
© Catedral de Kumbo

Outras igrejas do país, como a Catedral de Doume, Paroisse Saint-Esprit De Mvolye e L'église de Bonjongo (Igreja Bonjongo), também refletem a influência dos estilos gótico e bizantino em sua evolução. A introdução dessa arquitetura por meio de influências religiosas estrangeiras e formas coloniais de governo teve efeitos positivos em certos aspectos. Ela ultrapassou os limites dos ideais de construção aceitos pelas comunidades locais, inspirando o uso de materiais indígenas e estimulando o desejo e a ambição por esses materiais na arquitetura. Entretanto, esses estilos também trouxeram ornamentos europeus que eram difíceis de conciliar com os significados e necessidades das comunidades locais. Como resultado, alguns desses edifícios ficaram simples e sem decoração, enquanto as comunidades negociavam a integração dessa nova religião em sua sociedade.

Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica - Imagem 7 de 13
Catedral de Doume nos Camarões. Imagem © Wanderer-AloneFollow/ Flickr

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Catedrais de Camarões: um patrimônio de influência bizantina e gótica" [Exploring Cameroon's Cathedrals: a Heritage Influenced by Byzantine and Gothic Movements ] 26 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012365/catedrais-de-camaroes-um-patrimonio-de-influencia-bizantina-e-gotica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.