Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos?

Espaços públicos, sejam eles internos ou externos, públicos ou privados, caracterizam-se como locais dos encontros, das oportunidades, trocas de ideias ou mercadorias, e, em última análise, são o que conferem identidade às cidades. Contudo, com a ascensão da internet e das redes sociais, diversas dessas funções migraram para o ambiente virtual ou perderam parte de sua relevância e tivemos um baque nas relações durante o longo tempo de isolamento com a pandemia. Diante desse desafio, os arquitetos se deparam com a questão fundamental de como revitalizar esses espaços cruciais para a sociedade, sabendo de sua importância vital. Será que o design pode ser a chave para reavivar esses locais? Como tornar locais que são, ao mesmo tempo, de todos e de ninguém, realmente confortáveis para as pessoas permanecerem?

O escritório de arquitetura Johnston Architects (JA), com sede em Seattle, tem buscado implementar essa mudança nos espaços coletivos, trazendo alguns elementos tradicionalmente confortáveis de residências unifamiliares e espaços de hospitalidade para o domínio de projetos públicos e espaços de uso misto. A transformação é uma resposta à evolução das formas como nos conectamos e colaboramos uns com os outros. O objetivo é claro: tornar os espaços públicos mais convidativos, mais orientados para a comunidade e, em por que não, mais parecidos com “casas”. Conversamos com Lina Baker, associada JA certificada pelo NCIDQ e designer de interiores, que compartilhou seus insights sobre como seu escritório dá vida a essa transformação e considerações importantes para os projetistas:

Como designers, podemos facilmente esquecer que nossas casas se unem organicamente, gradualmente ao longo do tempo. Adquirimos um aparador aqui, uma obra de arte ali, um abajur aqui, um tapete ali – esse método fragmentado resulta em espaços que parecem habitados e únicos. Cada um de nós também cria as nossas casas dentro do contexto das nossas próprias identidades, o que é um luxo que o design voltado para o público não nos permite. Quando projetamos espaços públicos, deveríamos estar continuamente nos perguntando como criar um pouco da sensação personalizada de uma casa com curadoria, em vez de usar o esquema de “combinação” mais típico que os escritórios e bibliotecas do passado usaram.

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 5 de 8
Winthrop Library / Johnston Architects. Image © Benjamin Drummond

Promovendo o conforto através de um design coeso e eclético

Nem sempre um design para um espaço de uso comum deve ser mínimo. Sobre o desafio de sobrepor materiais, texturas e cores para promover o conforto em espaços públicos, Baker desafia a noção de design comercial como mínimo e desprovido de identidade. Ela defende começar com uma narrativa de design forte e desenvolver uma paleta geral para conduzir um design coeso, incentivando os designers a se imaginarem no espaço, visualizando maneiras de introduzir elementos ecléticos e inesperados para uma implementação bem-sucedida. Enfatizando a importância da variedade, sugere escolher acabamentos ou itens com um fio de semelhança, mas sem combinar, para apoiar uma experiência estética duradoura e com curadoria.

Prestar atenção às palavras que usamos para descrever os espaços também é um grande indicador da abordagem pela qual devemos começar. Palavras como “confortável” e “aconchegante” evocam fortemente um sentimento particular e trazem consigo indicadores de como impulsionar o design (por exemplo, móveis que parecem mais macios e arredondados em oposição a ângulos fortes e assentos firmes).

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 2 de 8
Winthrop Library / Johnston Architects. Image © Benjamin Drummond

Equilibrando funcionalidade, acolhimento e durabilidade

No domínio do design de espaços públicos, o delicado equilíbrio entre funcionalidade, acolhimento e durabilidade é fundamental. Lina Baker esclarece esse desafio, afirmando: “Geralmente, a função orienta a forma como o espaço é posicionado (por exemplo, espaços orientados para a comunidade, como centros de fitness, versus espaços de uso solitário, como espaços de coworking) e os acessórios do espaço desempenham um papel crítico no convite para usar esses espaços”. Ela enfatiza o papel fundamental da iluminação para tal, afirmando que este é um dos fatores mais importantes na formação do clima geral e na orientação do uso de um espaço, e sua intensidade e desenho deve ser adequado a cada uso proposto no espaço. “A iluminação só tem sucesso quando combinada com acabamentos e móveis cuidadosamente selecionados que atraem os usuários para o espaço; móveis e acabamentos devem refletir a função, mantendo a identidade estética do projeto geral.”

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 7 de 8
Edmonds Library / Johnston Architects. Image © Jack Chaffin

Baker destaca a abordagem diferenciada necessária, reconhecendo que diferentes espaços, como academias de ginástica voltadas para a comunidade ou espaços para uso solitário, exigem considerações de design muito distintas. Ela também ressalta a necessidade de utilização de acabamentos e móveis de nível comercial, garantindo longevidade e durabilidade em áreas públicas de alto tráfego.

Compreendendo o usuário para um design inclusivo e abrangente

Projetar espaços públicos bem-sucedidos também requer uma compreensão do público para garantir a inclusividade. Isso é especialmente complicado para espaços públicos, pois você está projetando um espaço que será usado por indivíduos diversos, com múltiplas características físicas, educações e repertórios, que, em última análise, deverão se sentir bem ali e se mesclar ao ambiente.

Por exemplo, num cenário hipotético, o seu público-alvo, constituído principalmente por profissionais emergentes na faixa dos 20 e poucos anos, tem maior probabilidade de ser fisicamente apto e mais interessado em conexões sociais. Agrupamentos de assentos macios em alturas mais baixas e mesas comunitárias maiores apoiam a função social casual deste grupo demográfico. No entanto, para atender aos casos atípicos, fornecer assentos lounge mais altos com braços permite que usuários com mobilidade reduzida tenham uma experiência semelhante dentro do mesmo contexto espacial. Mesas menores para 2 e 4 pessoas oferecem uma variedade de experiências para os menos inclinados socialmente e infundem um elemento de flexibilidade no espaço.

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 4 de 8
Winthrop Library / Johnston Architects. Image © Benjamin Drummond

A questão realmente se resume a como criar equidade num ambiente, abordando as necessidades de espaço dos indivíduos fora do padrão e, em seguida, enquadrando todas estas escolhas num conceito visual demograficamente apropriado. Usamos valores discrepantes como os principais fatores porque eles geralmente exigem uma consideração mais cuidadosa – corredores mais largos para acesso de cadeiras de rodas, pisos táteis para deficientes visuais ou até mesmo algo tão simples como cadeiras mais largas para acomodar corpos maiores. Os espaços interiores são transformadores quando os utilizadores podem interagir perfeitamente com ele, sem ter de levar em conta as suas circunstâncias específicas, e isto é verdade independentemente do público-alvo do projeto.

Harmonizando Design Duradouro com Tendências em Evolução

O desafio de equilibrar elementos de design duradouros com tendências em evolução leva Baker a compartilhar sua perspectiva sobre a longevidade do design. Ela defende uma postura mais liberal, afirmando: "Um excelente design é duradouro, mesmo quando se inclina fortemente para uma tendência ou um tema específico." Baker acredita que a força do conceito e a capacidade do designer de cumpri-lo são cruciais para alcançar um design duradouro.

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 8 de 8
Edmonds Library / Johnston Architects. Image © Jack Chaffin

Reconhecendo a natureza cíclica dos elementos de design, Baker observa que muitos elementos usados hoje em espaços interiores têm raízes históricas. Ela incentiva os designers a confiarem em seus conceitos, explorarem versões sofisticadas de opções de design e usarem motivos modernos em um design geral bem pensado para criar personalidade e distinção duradouras em um espaço.

Também é interessante notar que muitos dos elementos de design que usamos hoje em espaços interiores têm aparecido repetidamente ao longo da longa história dos interiores internacionais. Embora a aplicação e a imagem estética geral variem, existem elementos de design que realmente resistiram ao teste significativo do tempo. O arco curvo atualmente em voga é um exemplo maravilhoso de um elemento-chave visto em interiores históricos que remontam ao segundo milênio aC e que - quando bem aplicado, dentro de um contexto moderno - teve um poder de permanência legítimo. Acho que usar motivos modernos em um design geral sofisticado e cuidadoso pode ser uma ótima maneira de criar personalidade e distinção duradouras em um espaço.

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 3 de 8
Winthrop Library / Johnston Architects. Image © Benjamin Drummond

Flexibilidade e Adaptabilidade

Estas duas características devem ocupar um lugar central na arte da orquestração de design para espaços de uso coletivo. Para tal, a possibilidade da utilização de mobiliários modulares e móveis, bem como o controle da iluminação de micronível, facilitado por luminárias de chão ou de mesa, não só permite que os usuários personalizem sua experiência, mas também incentiva o uso pretendido do espaço. Além disso, a vasta gama de acabamentos e opções de móveis pode atender a diversos requisitos funcionais, com uma infusão deliberada de variedade para ressoar com as preferências diferenciadas de conforto de um público amplo. Quer se trate da preferência individual, a experiência sensorial do design prioriza opções, garantindo a satisfação geral do usuário.

Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos? - Imagem 6 de 8
Edmonds Library / Johnston Architects. Image © Jack Chaffin

Ainda assim, ela enfatiza que, como designers, por mais que nos enforcemos, podemos apenas sugerir que tais espaços sejam usados de uma maneira específica, mas reconhece que esse design raramente é absolutamente prescritivo.​

Para alguns, conforto significa assentos firmes, para outros, macios; algumas pessoas preferem luzes brilhantes, outras preferem penumbra. A experiência sensorial impulsiona o conforto, portanto, fornecer opções apoia a diversão geral do usuário.

Ao adotarmos uma abordagem que prioriza o conforto e a experiência do usuário, redefinimos não apenas o conceito de design, mas também a maneira como interagimos e nos conectamos nos espaços que moldam as cidades e comunidades do futuro. Em um mundo dinâmico, o design emerge como uma ferramenta poderosa para transformar espaços públicos em locais convidativos, inclusivos e duradouros. 

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como trazer conforto e acolhimento ao projeto de ambientes coletivos?" 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012236/como-trazer-conforto-e-acolhimento-ao-projeto-de-ambientes-coletivos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.