A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias?

Este artigo é o sexto de uma série que sobre a Arquitetura do Metaverso. O ArchDaily, em colaboração com John Marx, fundador e Diretor Artístico Chefe da Form4 Architecture, traz artigos mensais que buscam definir o Metaverso, transmitir o potencial desse novo reino, bem como compreender suas limitações.

A Inteligência Artificial está na fase inicial da criação de mudanças fundamentais na maneira como projetamos e construímos edifícios e cidades. Algumas dessas mudanças serão abruptas e disruptivas para as práticas normativas. Outras levarão mais tempo para sentir o efeito dessa nova tecnologia, mas a mudança será abrangente. Quando combinada com o Metaverso, a IA também oferecerá vastas oportunidades para a profissão se expandir e crescer. Os tipos de espaços e ambientes que projetamos no Metaverso serão, em alguns aspectos, muito diferentes do que projetamos atualmente no mundo físico sozinho. A IA evolui a cada dia, e somos compelidos a aprender enquanto inovamos. A IA provou ser uma ferramenta poderosa para ajudar designers e nos desafia a alterar nosso processo de design. A combinação de IA com design narrativo é um desses desafios.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 2 de 8A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 3 de 8A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 4 de 8A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 5 de 8A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Mais Imagens+ 3

Hoje tenho o prazer de entrevistar Michael Maggio, Diretor na Ralph Appelbaum Associates (RAA), o maior escritório do mundo dedicado ao planejamento e design de museus e ambientes narrativos. Conheço Michael há muitos anos. No verão de 2021, liderei uma equipe de designers e tecnólogos em uma competição de design de $500 bilhões para um Portal para o Metaverso e uma grande cidade que o cercaria. A oportunidade de explorar o design de experiência foi fundamental para compreender o potencial do Portal. Michael foi nosso especialista nesse tópico, e ao trabalharmos juntos, descobri a riqueza da humanidade que pode ser incorporada ao design de ambientes por meio do design de experiência, especialmente através do uso de narrativas. O tema da narrativa no design arquitetônico é controverso desde os primórdios do Modernismo. Michael me mostrou como o design narrativo pode ser essencial para expandir nosso alcance emocional para as pessoas para as quais projetamos.

John Marx: Como um arquiteto praticante e alguém que projeta para a "experiência", como você vê a ascensão da IA impactando a profissão?

Michael Maggio: O surgimento da Inteligência Artificial (IA) trouxe transformações notáveis em diversas indústrias, e a profissão de arquitetura não é exceção. A influência da IA na arquitetura tem se mostrado uma força crucial, otimizando a forma como arquitetos analisam, projetam e constroem edifícios. A IA também pode auxiliar arquitetos na construção de estruturas narrativas mais sólidas que sustentam nossas composições físicas. Construir edifícios que comunicam narrativas permite que nosso design ultrapasse a estética e a função. Ter uma narrativa robusta como base do design ajuda os arquitetos a sonhar com edifícios que nos ensinam sobre nosso passado e criam espaço para contemplar nosso futuro.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 2 de 8
museum of a tundra. Image Courtesy of Ralph Appelbaum Associates

JM: Você projeta experiências para museus, educação pública e atrações de entretenimento. Você pode descrever como você usa a "narrativa experiencial" no contexto do seu trabalho?

MM: A narrativa é um elemento poderoso e essencial em nossos projetos, transcendendo as fronteiras de diversas disciplinas criativas, incluindo design gráfico, arquitetura, design de produtos e experiência do usuário. É a espinha dorsal do design centrado no ser humano, ancorando estética e funcionalidade em um todo coeso e significativo.

Em primeiro lugar, a narrativa fornece contexto. Ela oferece aos usuários ou espectadores uma história para se conectar, promovendo um envolvimento emocional mais profundo. Seja na identidade visual de uma marca, na disposição de uma exposição de museu ou na interface de um aplicativo digital, uma narrativa bem elaborada ajuda a transmitir propósito e significado, tornando mais fácil para as pessoas se relacionarem e compreenderem a intenção do design.

Arquitetos podem utilizar o design narrativo para facilitar a retenção de informações. As pessoas lembram de histórias muito melhor do que fatos ou imagens isoladas. Ao estruturar um projeto em torno de uma narrativa, os designers podem aprimorar a memorabilidade de suas criações, seja um logotipo, um edifício ou um site. Isso auxilia na comunicação eficaz e deixa uma impressão duradoura.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 4 de 8
museum of a tundra. Image Courtesy of Ralph Appelbaum Associates

JM: Arquitetos são designers físicos. Estética, materiais e criação de formas impactam a narrativa?

MM: O design narrativo possibilita a inovação. Ele incentiva os designers a pensar de forma holística, considerando como vários elementos se combinam para contar uma história coerente. Essa abordagem frequentemente resulta em ideias e soluções inovadoras que transcendem o comum e criam experiências memoráveis.

No fim das contas, a importância da narrativa no design está em sua capacidade de se conectar com as pessoas em um nível mais profundo, tornando os designs mais acessíveis, memoráveis e impactantes. A forma e a estética são essenciais; afinal, é assim que o visitante encontra a narrativa no mundo físico. No entanto, não se trata apenas de estética; trata-se de tecer uma história envolvente que ressoa com o público, transformando um projetl em uma jornada memorável e significativa. Os arquitetos têm uma nova ferramenta para ajudá-los a traduzir palavras em ambientes físicos tangíveis. Programas do tipo text-to-image utilizam prompts de texto para visualizar cenas. Imagine escrever o roteiro para uma jornada impactante do visitante e criar uma história arquitetônica usando programas de IA como o MidJourney; o caminho do texto descritivo para a visualização arquitetônica é encurtado, criando um ciclo de feedback mais rápido.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 7 de 8
museum of a rainforest. Image Courtesy of Ralph Appelbaum Associates

JM: Uma maneira de pensar sobre o surgimento da IA é que ela é uma ferramenta que pode ajudar a fortalecer o que historicamente é considerado uma fraqueza para os arquitetos: usar a narrativa no design arquitetônico para contar uma história que transcende o processo de criação de formas do arquiteto. Você pode nos contar mais sobre isso?

MM: Histórias memoráveis têm começo, meio e fim claros. A arquitetura pode contar histórias por meio de sua forma, layout, material e detalhes. Essa narrativa pode se basear na história do local ou em uma narrativa cultural ou social mais abrangente.

Se quisermos expressar verdadeiramente histórias humanas por meio dos edifícios que criamos, como arquitetos, devemos ter uma trajetória narrativa que percorra todo o edifício. Além disso, a trajetória narrativa deve considerar como a experiência física se desenrola para os ocupantes ou usuários. Como eles vão interagir com o espaço? Como isso os fará sentir? Como o edifício se conecta com cada usuário pessoalmente? Eles se lembrarão da experiência no futuro?

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 3 de 8
museum of a rainforest. Image Courtesy of Ralph Appelbaum Associates

JM: Como a IA ajuda os designers a alcançar esse componente narrativo que você descreve?

MM: A Inteligência Artificial oferece diversas ferramentas e capacidades para aprimorar o elemento narrativo no design arquitetônico. A IA coleta dados estatísticos que podem ser utilizados para determinar o que é cativante. Por exemplo, ferramentas de IA como ChatGPT, Mid Journey e outras ferramentas de IA generativa de imagens podem criar instantaneamente histórias interligadas com forma física e material. Ao aproveitar essas ferramentas impulsionadas por IA, os arquitetos podem criar narrativas mais envolventes, funcionais e significativas que encontram manifestação física; pense na narrativa como uma jornada épica se desdobrando no mundo físico.

JM: Parece que você está redefinindo o arquiteto como diretor de cinema.

MM: Os modelos de Processamento de Linguagem Natural (NLP) do ChatGPT podem auxiliar arquitetos na redação de narrativas de design envolventes. Programas geradores de imagens, como o MidJourney e o DALL-E da OpenAI, podem criar um storyboard quadro a quadro para se tornar a base da expressão material. Portanto, sim, devemos atuar mais como contadores de histórias e diretores, onde nossos edifícios oferecem uma história acessível, significativa e memorável para nossos visitantes.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 5 de 8
museu das mudanças climáticas. Imagem cortesia de Ralph Appelbaum Associates

JM: A IA nos oferece, como arquitetos, as ferramentas necessárias para navegar no mundo do metaverso? O que acontece quando as limitações do mundo físico são removidas? Os arquitetos ainda têm empregos?

MM: Com certeza! O metaverso precisa de arquitetos para projetar jornadas narrativas centradas no ser humano que facilitem interações dos participantes. Simbolismo e metáfora devem impregnar nossos designs com um significado mais profundo e podem representar ideias ou conceitos, criando um rico subtexto para a experiência virtual.

A transferência da experiência humana pessoal para a criação arquitetônica no metaverso tem o potencial de provocar respostas emocionais daqueles que experimentam os espaços que criamos. As emoções são uma maneira poderosa de dar significado à arquitetura, seja ela física ou virtual.

Devemos encontrar maneiras de impregnar o mundo virtual com uma experiência humana autêntica como base, informando o processo de criação da narrativa. Traduzir a narrativa em jornadas virtuais por lugares nos permite criar uma arquitetura empática em um mundo virtual.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 6 de 8
museu das mudanças climáticas. Imagem cortesia de Ralph Appelbaum Associates

Nota final:

Obrigado, Michael, por explorar o potencial da IA como ferramenta para aprimorar os espaços que projetamos para pessoas em todo o mundo, e em breve, no Metaverso. O futuro está se desdobrando diante de nossos olhos, e, de certa forma, muito mais rápido do que podemos acompanhar coletivamente. Fiquei especialmente impressionado com seus comentários sobre como podemos usar a IA para criar espaços mais empáticos... o que pode parecer contraditório ao envolver uma máquina no processo de design.

A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias? - Imagem 8 de 8
museu das mudanças climáticas. Imagem cortesia de Ralph Appelbaum Associates

Michael Maggio, Diretor de Operações MENA, Ralph Appelbaum Associates

  • A paixão de Michael e seus mais de 20 anos de experiência como arquiteto e educador fundamentam seu papel como Diretor de Operações para a região do MENA na RAA. Michael liderou os projetos mais complexos da RAA na região do MENA, atuando na estratégia do projeto e direção criativa, utilizando princípios de design arquitetônico e multimídia para expressar as missões e objetivos dos clientes ao seu público. Ele se destaca na união de equipes criativas interdisciplinares, compreendendo arquitetos, designers, curadores, produtores e executivos. A formação de Michael como arquiteto e seus mais de dez anos de trabalho na região fundamentam sua perspectiva sobre experiência do visitante, fabricação e a integração fluida de narrativas e experiências culturais no ambiente construído.

Ralph Appelbaum Associates 

  • Há quase meio século, a Ralph Appelbaum Associates (RAA) foi pioneira em uma nova abordagem para a aprendizagem pública. Hoje, somos o maior escritório do mundo dedicado ao planejamento e design de museus e ambientes narrativos. Trabalhamos em comissões de todos os tamanhos, utilizando o espaço físico como meio de comunicação e diálogo. Projetos passados e atuais — mais de 850 comissões em 52 países — incluem muitas das atrações culturais mais reconhecíveis do mundo. Acreditamos que experiências conectivas e transformadoras em espaços públicos são essenciais para indivíduos, comunidades, cidades e nações. Desde nossa fundação em 1978, nosso trabalho foi reconhecido com todos os principais prêmios de design e comunicação, incluindo o primeiro National Design Award de Comunicação. Mais de 75.000.000 pessoas encontram nosso trabalho a cada ano.

O artigo "Can AI Make Architects Better Storytellers?" foi escrito pelo arquiteto John Marx, fundador e Diretor Artístico Chefe da Form4 Architecture, uma firma premiada sediada em San Francisco que projeta edifícios proeminentes, campi e interiores para empresas de tecnologia da Bay Area, como Google e Facebook, laboratórios e ambientes de trabalho para diversas outras empresas. Entre 2000 e 2007, Marx lecionou um curso sobre criação de lugares no ciberespaço na Universidade da Califórnia, Berkeley, e em 2020 ele lançou seu primeiro projeto no Metaverso para o Burning Man: "The Museum of No Spectators". No ano seguinte, John Marx liderou uma equipe de design encarregada de criar um portal de $500 bilhões para o Metaverso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marx, John. "A inteligência artificial pode tornar arquitetos melhores contadores de histórias?" [Can AI Make Architects Better Storytellers?] 20 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011068/a-inteligencia-artificial-pode-tornar-arquitetos-melhores-contadores-de-historias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.