Como esconder o ar condicionado?

Com a promessa de dias cada vez mais quentes, o ar condicionado se torna ainda mais requisitado pelas pessoas. Compreendemos que este se tornou um equipamento quase que inevitável na contemporaneidade. Além de buscar por opções que sejam mais energeticamente eficientes, que seria o mínimo diante da atual crise climática que vivenciamos, como arquitetos e designers também devemos questionar como podemos integrar o dispositivo aos cômodos de uma maneira que não chame tanta atenção e mantenha a sua principal função: resfriar o ambiente. Assim, reunimos algumas dicas sobre como esconder o ar condicionado e manter uma composição harmoniosa no espaço.

Como esconder o ar condicionado? - Imagem 2 de 11Como esconder o ar condicionado? - Imagem 3 de 11Como esconder o ar condicionado? - Imagem 4 de 11Como esconder o ar condicionado? - Imagem 5 de 11Como esconder o ar condicionado? - Mais Imagens+ 6

Integrar ao mobiliário

Desenhar um mobiliário sob medida para o espaço possibilita a criação de um nicho especial para o ar condicionado. São diversas as maneiras de fazer isso, seja mantendo ele completamente aberto para facilitar o seu uso e conexão com o controle remoto, ou com portas ventiladas (com perfurações ou rasgos que permitam que o ar ventile) que garantem o acesso ao equipamento, sendo possível, escondê-lo completamente. 


Artigo Relacionado

O que você precisa saber para instalar ar-condicionado em sua residência?

Como esconder o ar condicionado? - Imagem 4 de 11
Apartamento Muxarabi / CoDA Arquitetura. Foto: © Júlia Tótoli
Como esconder o ar condicionado? - Imagem 7 de 11
Apartamento Joaquim Antunes / CR2 Arquitetura. Foto: © Fran Parente

Forro ventilado

Como o ar frio é mais denso, ele tende a descer. Então é possível criar um forro rebaixado de madeira ou outros materiais que tenham aberturas e facilitem a passagem do ar. Tornando todo o ambiente mais uniforme. Neste caso, é importante garantir o acesso ao equipamento para sua limpeza e manutenção facilitada. 

Como esconder o ar condicionado? - Imagem 11 de 11
Apartamento Buenos Aires / Terra Capobianco. Foto: © Manuel Sá
Como esconder o ar condicionado? - Imagem 2 de 11
Casa em Percurso / Octaedro Arquitetura. Foto: © Cristiano Bauce

Aproveitar o existente

As soluções mais simples podem surgir do aproveitamento do que o espaço propõe. Encontrar cantos criados pelas vigas ou ainda criar um possível contraste entre as cores do ambiente para que o equipamento não ganhe tanto destaque e sua presença se torne discreta.

Como esconder o ar condicionado? - Imagem 9 de 11
Apartamento Perdizes / Pietro Terlizzi Arquitetura. Foto: © Guilherme Pucci
Como esconder o ar condicionado? - Imagem 10 de 11
Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental. Foto: © Marcelo Donadussi

Bônus: escondendo as máquinas

Além do split, existem as máquinas necessárias para o funcionamento do ar condicionado, normalmente colocadas no exterior, nas varandas. Para escondê-las, é possível pensar mobiliários integrados que podem ser realizados em chapas metálicas perfuradas ou madeiras, desde que contenham aberturas para a ventilação. É importante que essas opções sejam desenhadas com a possibilidade de acesso aos equipamentos, facilitando sua manutenção. 

Como esconder o ar condicionado? - Imagem 5 de 11
Apartamento com partições / Casa100 Arquitetura. Foto: © Gui Morelli
Como esconder o ar condicionado? - Imagem 6 de 11
Apartamento Alto da Lapa / CR2 Arquitetura. Foto: © Fran Parente


Artigo Relacionado

O que você precisa saber para instalar ar-condicionado em sua residência?

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como esconder o ar condicionado?" 16 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010365/como-esconder-o-ar-condicionado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.