Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa

Diante da previsão de chuvas fortes nas regiões onde moram, 64% dos brasileiros sentem medo. Para 76% das pessoas, as cidades não estão preparadas para enfrentar chuvas fortes, tempestades ou alagamentos. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em cooperação com a UNESCO no Brasil e o apoio da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA ) e da Aliança Bioconexão Urbana. O resultado completo do estudo será apresentado no dia 2 de dezembro durante a 28a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, a COP 28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 2 de 7Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 3 de 7Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 4 de 7Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 5 de 7Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Mais Imagens+ 2

Para 91% dos brasileiros, as mudanças climáticas são importantes ou muito importantes e 80% das pessoas estão preocupadas ou muito preocupadas com esse assunto. Sete a cada dez entrevistados percebem que os eventos climáticos extremos estão se agravando.

Impactos diretos e prejuízos financeiros

Ao serem questionadas se já foram impactadas diretamente por fenômenos climáticos extremos, 35% das pessoas disseram que sim. No entanto, 69% das pessoas disseram conhecer alguém que já foi afetado diretamente por fenômenos como tempestades, alagamentos e vendavais, entre outros.

Entre a parcela que já sofreu alguma consequência direta, 45% mencionaram chuvas fortes ou tempestades, 21% ventanias, 21% alagamentos, 20% ondas de calor, seguido por períodos longos de seca ou sem chuva (7%), e deslizamentos ou desmoronamentos (5%). A população mais impactada diretamente é a da região Sul (45%), seguida por Sudeste (36%), Norte (34%), Centro-Oeste (32%) e Nordeste (29%). Entre as pessoas que já sofreram consequências diretas, 65% relatam que tiveram alguma perda financeira e o prejuízo médio estimado é de R$ 8.485,00 por pessoa.

Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 4 de 7
Foto de Vincent Ledvina, via Unsplash

As pessoas já percebem as consequências das mudanças climáticas em diversas situações do cotidiano. Em respostas múltiplas nas quais os entrevistados deveriam indicar o quanto as mudanças do clima estão relacionadas a diferentes fatos apresentados em uma lista, aparecem em destaque o aumento no preço dos alimentos, com média de 8,8 em uma escala de 0 a 10; seguida por desmatamento e ondas de calor na cidade, médias 8,7; extinção das espécies, 8,5; e secas, 8,4.

Justiça climática

Para 61% dos entrevistados, todas as classes sociais sentem os impactos das mudanças do clima da mesma forma, enquanto 39% não concordam com essa afirmação. “Mesmo conscientes de que os fenômenos extremos podem gerar problemas para todos, sabemos que esses impactos atingem as classes sociais e os diferentes países de formas distintas. Essa compreensão é importante para percebermos que não se trata de uma questão meramente ambiental, é também uma questão ética e política. Portanto, como sociedade, precisamos avançar no entendimento sobre a justiça climática”, diz Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora
e Representante da UNESCO no Brasil.

De maneira geral, a pesquisa também revela que o entendimento sobre as causas e consequências das mudanças no clima varia de acordo com a escolaridade dos entrevistados. Para 35% das pessoas, por exemplo, mudanças climáticas ainda são sinônimo para previsão do tempo. “Os dados coletados mostram que quanto menor o nível de escolaridade, menor a compreensão sobre a influência dos seres humanos no aquecimento global e nas alterações dos padrões climáticos. Isso retrata um grave cenário de desigualdade no acesso à informação, visto que as populações com menor renda são justamente as mais vulneráveis aos efeitos das mudanças do clima”, explica a diretora da UNESCO. 

Desejo por mais contato com a natureza

A pesquisa também buscou identificar como as pessoas enxergam a natureza nas cidades. Tendo em vista que mais de 85% dos brasileiros vivem em zonas urbanas, com grande concentração nas metrópoles, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tornar os municípios mais resilientes às mudanças climáticas é um dos maiores desafios atuais e, de acordo com os especialistas, passa diretamente por uma relação mais próxima com a natureza.

Nove a cada dez pessoas percebem que a sensação de calor é maior em regiões que não possuem áreas verdes. Apesar disso, para 86% dos entrevistados, o verde está diminuindo cada vez mais. Existe também a percepção de que as áreas de risco para inundações e alagamentos estão aumentando, conforme a opinião de 78% dos entrevistados. Em outro indício do déficit de natureza nas áreas urbanas, 26% dos entrevistados disseram que moram em regiões que não possuem parques, bosques ou áreas verdes por perto.

Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 5 de 7
Foto de Pok Rie, via Pexels. Licença CC

Outras formas de convivência com a natureza nas cidades são menos observadas pela população. Metade dos entrevistados sabe da existência de corredores verdes em suas cidades – áreas naturais ao longo de uma faixa de ruas ou rios com vegetação. Apenas 23% têm conhecimento da existência de jardins de chuva – jardins projetados para reter água da chuva, prevenindo inundações; e somente 16% conhecem telhados verdes, construções com vegetação no telhado que ajudam a diminuir a temperatura interna nas edificações.

A pesquisa também aponta que 98% dos entrevistados gostariam de ter mais natureza em suas cidades, sendo ruas arborizadas quase uma unanimidade, além do desejo por parques urbanos, corredores verdes, entre outras soluções.

Mudança de hábitos

Outro dado positivo apontado pela pesquisa é que 87% dos entrevistados afirmam que estão dispostos ou muito dispostos a mudar seus hábitos em benefício do clima. Entre as mudanças mais citadas estão: reciclar e descartar o lixo corretamente (24%), plantar árvores (15%), evitar o uso de plástico (8%) e usar meios de transporte menos poluentes (8%). Entre as pessoas dispostas a mudar de hábitos, 19% não sabem exatamente o que fazer. “Por isso é tão importante o trabalho de disseminação do conhecimento sobre a mudança do clima e sobre as soluções que a natureza nos oferece”, conta Cecilia Polacow Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 6 de 7
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

“É importante aproveitar uma certa disposição da população para a mudança de hábitos para incentivar medidas para reduzir o aquecimento global, como o uso de transporte público e bicicletas, a economia de energia e o uso de energia renovável, o plantio de árvores, os cuidados com as áreas naturais de forma geral, o consumo consciente, privilegiando produtos e serviços de empresas comprometidas com a redução de seus impactos negativos na sociedade e no meio ambiente, entre outras iniciativas. Além disso, é importante incentivar o voto consciente em candidatos que compreendam a importância da conservação da natureza para o nosso futuro”, afirma Herzog.

Publicação

Os principais resultados da pesquisa estarão disponíveis na publicação “Natureza e Cidades: A relação dos brasileiros com a mudança climática”, apresentados com infográficos que podem ser baixados e compartilhados. Além de conhecer a opinião da população, o trabalho pretende disseminar o conceito de Soluções baseadas na natureza (SBN), relacionar este conceito com a importância de aumentar a presença da natureza em áreas urbanas em busca de maior resiliência aos eventos climáticos extremos e, também, contribuir para que gestores públicos e candidatos às eleições municipais de 2024 tenham mais subsídios para planejar cidades mais sustentáveis.

Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa - Imagem 7 de 7
Courtesy of Shutterstock | Dejan-Milosavljevic, Doboj

Mais sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Zoom Inteligência em Pesquisas, entre os meses de julho e setembro de 2023 - ou seja, um pouco antes dos impactos provocados pela intensificação do El Niño de 2023. Foram realizadas 2 mil entrevistas presenciais e por telefone, com pessoas entre 18 e 64 anos, de ambos os gêneros e todas as classes sociais, nas cinco regiões do país. Entre os entrevistados, 50,5% residem em capitais e 49,5% vivem nas demais cidades. A margem de erro é de 2,2% para um nível de confiança de 95%. Entre os municípios que compõem a amostra, 64% foram afetados por desastres ambientais nos últimos 5 anos, enquanto 36% não foram afetados, de acordo com a base de dados do Instituto Talanoa.

Este artigo foi produzido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em cooperação com a UNESCO no Brasil e o apoio da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA ) e da Aliança Bioconexão Urbana.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa" 17 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010305/seis-a-cada-dez-brasileiros-sentem-medo-diante-da-previsao-de-chuvas-intensas-aponta-pesquisa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.