Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas

Todo projeto tem como precedente um programa de necessidades. Em algumas tipologias, atividades específicas estão naturalmente atreladas a eles. Uma sala de reuniões em um escritório corporativo, um acervo num museu, dormitórios em uma residência. Essa última tipologia tem um programa de necessidades básico bastante definido: quartos, sala, banheiros, cozinha. O tamanho e a disposição desses elementos no espaço dependem de fatores diversos, mas não se faz uma casa sem algum deles.

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 2 de 21Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 3 de 21Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 4 de 21Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 5 de 21Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Mais Imagens+ 16

No caso da cozinha, ela nem sempre esteve integrada à residência. Apesar de necessária para o preparo de alimentos a serem servidos, sua história dá indícios do distanciamento e aproximação entre o cozinhar e o jantar. Atualmente, áreas enxutas — ou os privilégios de um grupo social específico — priorizam a integração da cozinha com áreas sociais das residências. No entanto, muitos imóveis ainda se baseiam em plantas mais convencionais, que isolam a cozinha dos demais ambientes.

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 7 de 21
Renovação Casa Apiacás / entre escalas © André Scarpa

Embora seja um dos reflexos de nossa herança escravocrata e segregadora – que repete o mote de que o preparo alimentar é menos nobre que a refeição em si –, a cozinha “fechada” não é necessariamente ruim. A arquitetura deve responder às necessidades de seus ocupantes, o que significa que o estilo de vida dos habitantes influencia no uso do espaço. E consequentemente, na integração – ou separação – da cozinha.

Seja pela preferência de manter odores, ruído ou respingos longe dos demais ambientes, ou por uma situação construtiva que indique que a cozinha separada de outros ambientes seja a melhor solução, isso não quer dizer que ela é ou deva ser menosprezada. Mesmo que não esteja à vista, pode receber o mesmo esmero de um ambiente dito social – o próprio nome já indica uma hierarquia que a desmerece. O fato é que a cozinha é um elemento espacial como qualquer outro e, por conta de suas particularidades, exige o mesmo (ou até mais) cuidado ergonômico. Isto é, alturas apropriadas, circulação generosa e elementos que respondam às necessidades de seus ocupantes.

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 9 de 21
Casa na Muralha / PAr Plataforma de ARquitectura + Rita Alves M arch © JCS photography

A cozinha pode ser fechada, mas de forma alguma é menos importante, como se vê nos exemplos a seguir:

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 2 de 21
Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos © André Scarpa

“Com a demolição de um quarto de serviço, a área da cozinha foi completamente integrada a da lavanderia, conformando assim um único espaço que compartilha a mesma bancada para os dois usos. Essa junção permitiu que se ampliasse o espaço da cozinha, além de aumentar sua iluminação natural.”

Renovação Casa Apiacás / entre escalas

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 3 de 21
Renovação Casa Apiacás / entre escalas © André Scarpa

“O percurso entre a sala e cozinha, com um volume arredondado e o jardim interno, configura o ‘espaço entre’, e propõe continuidade e transição entre sala, cozinha e pátio. A cozinha também contempla nova bancada de granito e marcenaria, mantendo o piso original da casa.”

Apartamento no Copan / Vereda Arquitetos

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 4 de 21
Apartamento no Copan / Vereda Arquitetos © André Scarpa

“Para a cozinha e banheiro, aplica-se um granilite azulado no piso e paredes, que se comunica com as cores vibrantes do armário da sala/quarto.”

Apartamento Saint Honoré / Memola Estúdio + Vitor Penha

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 5 de 21
Apartamento Saint Honoré / Memola Estúdio + Vitor Penha © Denilson Machado – MCA Estúdio

“Grandes trechos de alvenaria foram demolidos no corredor íntimo e entre a cozinha e a sala, substituídos por nova caixilharia móvel de madeira e vidro à meia altura com a qual se pode variar da integração total à parcial e ao isolamento dos ambientes.”

Casa na Muralha / PAr Plataforma de ARquitectura + Rita Alves M arch

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 8 de 21
Casa na Muralha / PAr Plataforma de ARquitectura + Rita Alves M arch © JCS photography

“Todos os cômodos receberam uma nova função. Uma cozinha ocupou um cômodo generoso, com armários que dão profundidade à parede e balcões que se recuam, em uma sucessão de arcos e nichos.”

Casa Minho / Meireles Pavan Arquitetura

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 10 de 21
Casa Minho / Meireles Pavan Arquitetura © Fran Parente

“As mudanças feitas na distribuição foram: expansão da cozinha, criação de uma sala aconchegante e íntima, uma área de trabalho para os clientes e, no andar superior, a integração de salas de serviço para a expansão do quarto principal.”

Apartamento Piauí / SuperLimão

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 11 de 21
Apartamento Piauí / SuperLimão © Maira Acayaba

“Respeitando a arquitetura existente e elementos originais do prédio, construído nos anos 70, o projeto Superlimão eliminou boa parte da compartimentação original dos ambientes, abrindo espaço para a passagem da luz natural, além de reaproveitar o buraco das grelhas para construir um novo sistema para o ar-condicionado dutado existente. O piso em taquinhos de madeira foi recuperado, as vigas e tubulações foram expostas, e o mármore travertino foi reaproveitado para criar o efeito de granilite expandido no piso. Na cozinha, manteve-se a ilha em inox, com um complemento em pedra.”

Uma casa entre o museu e a cozinha / Jesús Aparicio Guisado

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 12 de 21
Uma casa entre o museu e a cozinha / Jesús Aparicio Guisado © Montse Zamorano

“Em suma, esta renovação é um apartamento que é reforçado por duas salas principais opostas: uma sala de estar com vista, em frente ao museu, e uma cozinha brilhante que aproveita uma clarabóia e outros atributos existentes.”

Apartamento Akyma / Estúdio BRA Arquitetura

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 13 de 21
Apartamento Akyma / Estúdio BRA Arquitetura © Maura Mello

“A cozinha e a copa são um só ambiente e separados dos demais por uma porta de marcenaria. A materialidade desses ambientes são: piso em marmorite, bancada em material sintético, marcenaria em madeira tauarí e fórmica verde.”

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 14 de 21
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura © Fran Parente

“Eles tinham apenas uma exigência: queriam materiais e empresas certificadas (ambiental e socialmente). Essa demanda orientou nossas escolhas de materiais e fornecedores. Queríamos ter uma seleção pequena, mas concisa, de elementos que trouxessem unidade e harmonia a todos os espaços. Especificamos tábuas de madeira para todo o piso da área social, exceto para a sala rebaixada onde utilizamos um basalto brasileiro escuro trazendo contraste aos diferentes níveis. Também desenvolvemos uma placa de concreto muito fina para as paredes das áreas sociais. Para os armários de madeira nos quartos e cozinha escolhemos o Freijó, uma madeira brasileira certificada.”

Apartamento Bloco A / Alan Chu

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 15 de 21
Apartamento Bloco A / Alan Chu © Djan Chu

“Essa treliça foi escolhida como fechamento da cozinha para reforçar a fluidez do ar, os efeitos de luz, a presença gráfica dos elementos construtivos e o movimento da vida na casa, através da assimetria nas suas aberturas.”

Apartamento Eduardo e Clarissa / INÁ Arquitetura

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 17 de 21
Apartamento Eduardo e Clarissa / INÁ Arquitetura © Maira Acayaba

“Também fizemos um painel de madeira ripada branca em laca na sala de estar, no qual estão camufladas as portas que dão acesso ao lavabo, elevador e cozinha. A cozinha foi pensada em serralheria, com cores neutras cinza, verde e branco. Nele, criamos nichos que compartimentam os utensílios de cozinha e aumenta a largura da passagem.”

Casa da Vila / Vereda Arquitetos

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 21 de 21
Casa da Vila / Vereda Arquitetos © André Scarpa

“Conectando as duas partes da residência, conforma-se um pátio interno, que foi ampliado na reforma e abriga um jardim contemplativo. É para esse espaço que a cozinha se abre, criando uma bancada de trabalho agradável e com muita luz natural, que olha para as duas partes da casa.”

Apartamento Rodésia / Memola Estúdio + Vitor Penha

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 18 de 21
Apartamento Rodésia / Memola Estúdio + Vitor Penha © Isabela Mayer

“Já a cozinha foi o grande destaque do projeto. Recebeu alteração completa com a retirada da parede de acesso a sala de jantar e área de serviço, e a implantação de um grande caixilho para conectá-las. A escolha do piso foi um dos pontos mais importantes para deixar o ambiente ainda mais elegante e charmoso, já que o escritório prioriza a mescla do industrial com o artesanal, do bruto ao delicado.”

Apartamento Aurora / CoDA Arquitetura

Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas - Imagem 20 de 21
Apartamento Aurora / CoDA Arquitetura © Paula Caruso

“A partir da articulação de duas vigas paralelas que percorrem toda a extensão do apartamento, delimitamos a área social da circulação e área íntima. Abaixo da viga, um painel em freijó é disposto para que nele sejam embutidas duas portas corrediças. De um lado, a porta conduz à circulação íntima que liga continuamente os quartos à área de serviço; e do outro lado, a porta incorpora a cozinha ao restante da área social, permitindo receber família e amigos comodamente. Quando fechadas, as portas em vidro canelado também permitem a passagem de luz natural, que é uma deficiência da planta original.”

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas" 29 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009895/nem-toda-cozinha-precisa-ser-integrada-vantagens-das-cozinhas-fechadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.