Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos

Muito comum em museus e galpões industriais, devido à escala dos objetos que devem abrigar, o pé-direito duplo oferece uma série de vantagens estéticas e funcionais. No caso de programas residenciais, não é diferente. Nestes projetos, está normalmente associado às áreas sociais ou próximo às escadas, conformando um ambiente que pode brindar diversos benefícios de acordo com seu desenho, o tornando mais espaçoso, iluminado e impressionante pela altura diferenciada. Por isso, apresentamos alguns exemplos sobre como melhor aproveitar o pé-direito duplo em sua casa.

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 2 de 20Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 3 de 20Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 4 de 20Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 5 de 20Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Mais Imagens+ 15

O pé-direito duplo é um termo arquitetônico que se refere à característica de uma residência ou edifício na qual a altura entre o chão e o teto de um ambiente é maior, ou até mesmo o dobro, do que a altura padrão de um cômodo. Normalmente, o pé-direito padrão em casas possui cerca de 2,5 a 2,7 metros, mas em um ambiente com pé-direito duplo, a altura do teto pode chegar a 4,5 metros ou mais.

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 13 de 20
Casa Sob o Barco / Chaoffice. Foto: © Yumeng ZHU

Esta solução pode ser desafiadora por diversos motivos, como conceber o equilíbrio visual na decoração do espaço, que podem parecer desproporcionalmente vazios, ou com o aumento de custos de resfriamento devido ao maior volume de ar a ser condicionado num mesmo ambiente. Se há estes desafios, o que não falta são vantagens e formas de tirar proveito da grande altura ofertada. Abaixo, reunimos algumas dicas e formas de compor com estes ambientes para tirar o melhor proveito do espaço e mantê-lo confortável.


Artigo Relacionado

Casas brasileiras: 20 residências com pé-direito duplo

Conexão entre diferentes níveis

Uma das melhores formas de aproveitar o pé-direito duplo é criando uma conexão entre os diferentes níveis que ele abriga. Seja através da circulação vertical, a escada, que já traz o movimento do corpo como um importante componente para a percepção do espaço, ou pelo uso de mezaninos, que também possibilita a comunicação visual entre os patamares distintos. Estes são artifícios que trazem diferentes miradas, desde um mesmo ambiente, que levam o olhar para o céu ou as copas das árvores, nem sempre visíveis desde o térreo.

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 9 de 20
Casa GA / Narch Arquitectes. Foto: © Adrià Goula
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 14 de 20
Casa Galeria / Antonia Cabezón - Pabla Amigo. Foto: © Nicolás Sánchez

Iluminação e ventilação naturais

Elevar as aberturas ou criá-las de forma zenital, facilitam a entrada de uma iluminação natural de qualidade. É possível criar desenhos para que a luz entre de forma indireta, o que pode trazer variados tons e sensações ao decorrer do dia, acompanhando o ciclo solar e ampliando a conexão entre interior e exterior. As janelas em níveis mais elevados também podem colaborar com a ventilação cruzada no ambiente, ajudando na manutenção de uma temperatura confortável sem a necessidade do uso de equipamentos para isso.

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 15 de 20
Casa Pátio para Dois Meninos / Shieh Arquitetos Associados. Foto: © Leonardo Shieh
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 12 de 20
Casa Sob o Barco / Chaoffice. Foto: © Yumeng ZHU
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 17 de 20
Casa LRM / Studio AG Arquitetura. Foto: © Fran Parente

Espaços de armazenamento

Ocupar os vazios de pés-direitos duplos nem sempre é fácil, mas uma solução eficaz e funcional está em ampliar o número de prateleiras ou o tamanho das estantes. Estes elementos podem gerar uma pequena biblioteca, superfícies expositivas, espaços para guardar plantas e outros objetos. 

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 10 de 20
Apartamento NY 185 / Alexandre Dal Fabbro. Foto: © Nicolas Camargo
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 7 de 20
Casa na Muralha / PAr Plataforma de ARquitectura + Rita Alves M arch. Foto: © JCS photography

Composições contrastantes

Outra forma de compor com as distintas alturas está em aproveitar o uso da grande altura para trabalhar com diferentes texturas que demarcam os níveis. Isso pode acontecer misturando distintos materiais, técnicas ou ainda aproveitar para criar um paisagismo na parte superior - que pode trazer diversos benefícios para o conforto do usuário através da biofilia.

Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 19 de 20
Casa PIN8 / PMMT Arquitectura. Foto: © DEL RIO BANI
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 20 de 20
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth. Foto: © Fredrik Frendin
Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos - Imagem 11 de 20
Apartamento NY 185 / Alexandre Dal Fabbro. Foto: © Nicolas Camargo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como aproveitar o pé-direito duplo na arquitetura residencial? Veja diferentes exemplos" 05 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008588/como-aproveitar-o-pe-direito-duplo-na-arquitetura-residencial-veja-diferentes-exemplos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.