AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades

A organização Arquitetura Sem Fronteiras Quebec (ASFQ) divulgou o catálogo Architecture + Homelessness: Inclusive Practices for a Supportive City. A publicação, disponível em inglês e francês, foi criada para incentivar escritórios de arquitetura e design a contribuirem para o bem-estar das pessoas em situação de rua. O catálogo faz parte de um projeto de pesquisa em andamento iniciado pela ASFQ e apoiado pelo Governo de Quebec e pela Cidade de Montreal.

AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 2 de 6AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 3 de 6AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 4 de 6AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 5 de 6AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Mais Imagens+ 1

AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 2 de 6
Página do Catálogo “Arquitetura + Sem-Teto”. Imagem cortesia de AWQB

À medida que as cidades enfrentam taxas crescentes de pessoas em situação de rua, agravadas pela pandemia e pelas crises habitacionais, migratórias e climáticas, tornou-se cada vez mais importante criar uma arquitetura envolvente que crie um ambiente urbano mais inclusivo e de apoio. O catálogo tem como objetivo se tornar um recurso abrangente para esse fim, incentivando trocas interculturais e inspirando esforços coletivos para apoiar pessoas em situação de sem-teto ou em risco.

AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 5 de 6
Habitação Crista / Michael Maltzan. Imagem © Iwan Baan

O catálogo contém os resultados do primeiro ano do projeto de pesquisa-ação "Cidade de Apoio de Montreal por meio de Design e Arquitetura". É direcionado a profissionais de design, organizações comunitárias e partes interessadas no desenvolvimento urbano que possam desempenhar um papel no melhor equipamento das cidades para atender às necessidades das pessoas. Com base em uma revisão da literatura existente, o catálogo examina intervenções em várias escalas, desde a cidade até o design de objetos. Mais de sessenta escritórios são listados e agrupados em cinco categorias principais para ilustrar vários projetos inspiradores.

A Arquitetura Sem Fronteiras Quebec (ASFQ) está trabalhando com um comitê consultivo interdisciplinar de uma dúzia de especialistas e com o apoio de vários colaboradores de pesquisa. Além disso, dentro do tema da pesquisa, um colóquio está sendo realizado em Montreal em 22 de novembro, abordando o tema "Habitando a cidade além da moradia". Vários painéis e workshops discutirão temas como acampamentos urbanos e acesso ao espaço público.

AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades - Imagem 3 de 6
Alexandria Park Tiny Home Village. Imagem cortesia de Lehrer Architects

O tema do sem-teto tem sido difícil no campo da arquitetura e do design, com vários profissionais e escritórios trabalhando para mudar as práticas excludentes de arquitetura para intervenções mais inclusivas. Em 2022, a cidade de Nova York anunciou uma iniciativa para converter hotéis subutilizados ou vagos em moradias acessíveis, numa tentativa de enfrentar a crise habitacional. Da mesma forma, Lehrer Architects projetou um complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles como parte de uma colaboração para criar um protótipo de formatos de moradia de transição.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "AWBQ lança guia para promover práticas inclusivas nas cidades" [AWBQ Releases the “Architecture + Homelessness” Catalog to Promote Inclusive Practices in Cities] 20 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008035/awbq-lanca-guia-para-promover-praticas-inclusivas-nas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.