Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o desenho de um arranha-céu de 330 metros de altura localizado no resort de Trojena, que faz parte do projeto Neom, na Arábia Saudita. O edifício foi apresentado na Cityscape Conference em Riad, como parte de uma exposição focada no ambicioso empreendimento. O novo arranha-céu estará localizado em uma montanha com vista para um lago artificial — elemento central integrador de Trojena. ZHA também divulgou o projeto de uma segunda estrutura no local: um pavilhão próximo ao arranha-céu.

Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 2 de 8Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 3 de 8Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 4 de 8Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 5 de 8Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Mais Imagens+ 3

Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 3 de 8
Trojena Lake view. Imagem cortesia de NEOM

Neom lançou um novo conjunto de renderizações do arranha-céu, ilustrando sua aparência cristalina criada a partir de uma infinidade de colunas que se afunilam em direção a um pináculo. Embora detalhes precisos sobre suas funções ainda não tenham sido divulgados, a torre deverá abrigar lojas de varejo, restaurantes, exposições e plataformas de observação em alturas variadas, enquanto um teleférico deverá conectá-la ao empreendimento à beira do lago.

Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 4 de 8
Cortesia de NEOM

O arranha-céu está planejado para se tornar um símbolo reconhecível para Trojena, uma das quatro regiões de desenvolvimento de Neom. A área, localizada a 50 km do Golfo de Aqaba nas montanhas da Arábia Saudita, foi concebida como um destino turístico que oferece uma variedade de experiências. Seis clusters do plano diretor estão planejados, incluindo esqui ao ar livre durante todo o ano e esportes de aventura com 36 quilômetros de pistas de esqui. O empreendimento também inclui uma variedade de atividades de lazer, concertos musicais, um observatório de alta tecnologia e um lago artificial de água doce.


Artigo Relacionado

Arábia Saudita planeja arranha-céu espelhado de 170 quilômetros de comprimento

A torre projetada por Zaha Hadid Architects, chamada Discovery Tower, estará localizada no Discovery Cluster de Trojena. Segundo a Neom, ela fornecerá uma "plataforma rica em conteúdo e experiências artísticas inovadoras e tecnológicas". Ela também será acompanhada por um museu ao ar livre localizado nas proximidades, entre os dois picos das montanhas.

Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 5 de 8
Trojena Lake view. Imagem cortesia de NEOM

O escritório também divulgou o projeto de um segundo edifício para a mesma região. O edifício, denominado Mountain Observatory, está previsto para ser ancorado na encosta da montanha com vista para o lago artificial do centro de Trojena. As renderizações revelam uma estrutura futurística com diversas plataformas ao ar livre. Conforme o site oficial, que insere o mirante no mesmo Discovery Cluster do Crystal Skyscraper, a estrutura foi projetada para “fornecer aos visitantes acesso visual aos melhores detalhes da montanha por meio de tecnologias inovadoras”. O terceiro edifício do cluster Discovery é o Cosmic Gate, um acampamento de observação de estrelas e parque astronômico, conforme apresentado no site do NEOM.

Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita - Imagem 8 de 8
Cortesia de NEOM

O ambicioso e altamente controverso projeto Neom foi anunciado pela primeira vez há dois anos, compreendendo quatro regiões distintas: the Line, uma estrutura compacta semelhante a uma cidade medindo apenas 200 metros de largura, mas 170 quilômetros de comprimento; o Oxagon, uma cidade industrial reinventada; Trojena, um destino de turismo de montanha; e Sindalah, um destino insular no Mar Vermelho.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects projeta arranha-céu para o empreendimento Neom, na Arábia Saudita" [Zaha Hadid Architects Unveils Design for a Crystal-like Skyscraper for NEOM’s Trojena Region] 12 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007899/zaha-hadid-architects-projeta-arranha-ceu-para-o-empreendimento-neom-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.