A cidade e o mercado imobiliário: entrevista com Otavio Zarvos

O episódio 75 do Betoneira contou com a presença de Otavio Zarvos, fundador da imobiliária Idea!Zarvos, de São Paulo. Na entrevista, ele contou sobre seu primeiro projeto construído no bairro Vila Madalena, e como atraiu outros investidores, comprou alguns imóveis no entorno e iniciou o que viria a ser uma das imobiliárias mais conhecidas da cidade. Sua experiência como administrador o ajudou a planejar e fazer as contas necessárias para o empreendimento dar certo.

Otavio Zarvos falou sobre o tripé da empresa, construído ao longo dos anos - estética, uso e entorno - e também sobre o processo de contratação dos arquitetos autorais. O convidado também ressaltou que gosta de conversar com as pessoas e escutar diversos pontos de vista, incluindo o dos acadêmicos. As trocas e conversas ajudam a ganhar consciência sobre as possibilidades de um bairro e de um empreendimento. Sua empresa trabalha com diversos sistemas construtivos como estrutura metálica, pré-moldado de concreto, estrutura convecional, entre outros. Otavio Zarvos contou, também, que a Idea!Zarvos está estudando a viabilização do seu primeiro prédio em madeira.

Só ter a ideia, sem saber como materializá-la, limita muito. Eu tenho uma boa noção construtiva.

O empreendedor contou que procura construir prédios que ele próprio moraria. Além disso, relatou que sempre teve facilidade para vender, o que ajudou-o a liderar os projetos na Idea!Zarvos. Segundo ele, no mercado imobiliário às vezes ocorre uma situação delicada: o arquiteto projeta uma ideia e, ao vê-la concretizada no mundo, percebe que o projeto ficou muito diferente do original. Otavio Zarvos tem orgulho em dizer que os prédios da Idea!Zarvos costumam ficar até melhores do que as maquetes.

A cidade e o mercado imobiliário: entrevista com Otavio Zarvos - Imagem 4 de 4
Edifício UNE / Gui Mattos. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

O briefing que damos para o arquiteto sempre é adiantado.

Atualmente a Idea!Zarvos disponibiliza algumas unidades de seus prédios para aluguel. No começo da empresa, os apartamentos estavam sempre à venda. Otavio contou que no início ele não tinha o capital disponível para construir e alugar, uma vez que é preciso colocar o capital todo para a construção do prédio; isso porque são as vendas que vão gerando o fluxo de caixa. Entretanto, ele ressaltou que a mentalidade de comprar um imóvel vem mudando de alguns anos para cá. Segundo Otavio, está cada vez mais difícil comprar um imóvel e essa já é a realidade de muitas cidades do mundo. Ele também ressaltou que, ao projetar para aluguel, ele pode arriscar e inovar mais.

A cidade e o mercado imobiliário: entrevista com Otavio Zarvos - Imagem 3 de 4
Edifício Corujas / FGMF. Foto © Rafaela Netto

Cada bairro tem as suas necessidades.

Os problemas das grandes cidades também foram abordados no episódio. Falando sobre São Paulo, os temas da mobilidade urbana, a concentração de novos empreendimentos nos mesmos bairros, a densidade, o bem-estar estético e visual da cidade e a falta de cuidado com diversas áreas urbanas, entre outros assuntos, foram tópicos da conversa.

Acompanhe o episódio.

Sobre este autor
Cita: Betoneira. "A cidade e o mercado imobiliário: entrevista com Otavio Zarvos" 10 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006186/a-cidade-e-o-mercado-imobiliario-entrevista-com-otavio-zarvos> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.