Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023

O escritório Neri&Hu apresentou "Liminality", uma exposição multimídia selecionada por Lesley Lokko para a Exposição Internacional de Arquitetura em Veneza. A mostra fez parte da seção "Dangerous Liaisons" no Arsenale. Em resposta à declaração curatorial de Lokko, a exposição explorou o conceito de liminaridade, a "zona" entre a prática da arquitetura e a exploração teórica, e reuniu três projetos de reuso adaptativo desenvolvidos a partir de pesquisas sobre “nostalgia reflexiva, reformulação do vernacular e ruinofilia/artefato do futuro”.

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 8 de 13Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 13 de 13Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 13Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 6 de 13Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 8

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 9 de 13
Maquete do Retiro de Tsingpu Yangzhou. Imagem © Wu Shuang | Tsingpu Yangzhou Retreat

Os três projetos compartilham estratégias arquitetônicas semelhantes, usando contraste de materiais, variação tectônica, montagem formal e enxerto cirúrgico. No entanto, cada projeto se apresenta com seu conjunto único de questões relacionadas à ocupação passada. Cada um dos trabalhos utiliza uma abordagem arqueológica, descobrindo como se relacionar com o passado de forma saudável.

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 11 de 13
© Pedro Pegenaute

Além disso, cada projeto apresenta grandes modelos conceituais, exibindo "momentos isolados de tensão". A liminaridade é vista como uma construção que pode se fundir entre as interseções do passado, do presente e do futuro. Os modelos usam fragmentos e relíquias do patrimônio e do legado urbano pós-industrial.


Artigo Relacionado

Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática

"Ao imaginarmos, para nós mesmos, o que o futuro nos reserva, ocupamos coletivamente o espaço liminar da experimentação, tanto em construções teóricas quanto, na prática arquitetônica. No mundo pós-colonial de hoje, Homi Bhabha fala sobre fronteiras na cultura como um lugar de liminaridade ou “terceiro espaço” onde ocorrem traduções e negociações. O espaço liminar e a noção de limiar representam um espaço de ambiguidade que gera novas possibilidades e mudanças. Esses espaços se tornam o palco de eventos transitórios e de fronteira que possuem agências para interromper e desafiar o status quo." -- Lyndon Neri e Rossana Hu, sócios fundadores da Neri&Hu.

Waterhouse no South Bund (Shanghai 2008-2010)

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 6 de 13
© Sanif Xu | Waterhouse no South Bund

Inserido no contexto de um hotel, Neri&Hu explora a interpretação da familiaridade doméstica em um ambiente estranho e desconhecido. Além disso, ao investigar essa tipologia, o escritório reforma com sensibilidade um edifício do exército japonês dos anos 1930. Ao longo desta restauração, o pensamento se preocupa com a “contenção deliberada”, resistindo conscientemente ao impulso de retificar superficialmente cada falha encontrada. Em vez disso, eles retêm intencionalmente partes de paredes não refinadas, ocasionalmente envolvendo essas características intrincadas atrás de painéis de vidro. A restauração inspira-se em um típico beco longtang de Xangai, desafiando as normas de habitação e redefinindo as noções convencionais de conforto.

Retiro Tsingpu Yangzhou (Yangzhou, 2015-2017)

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 8 de 13
Maquete do Retiro de Tsingpu Yangzhou. Imagem © Wu Shuang | Tsingpu Yangzhou Retreat

Nesta exibição, Neri&Hu investiga um local cênico repleto de pequenos lagos e muitas estruturas deterioradas. O escritório sobrepõe uma grade de estreitas vielas muradas que funcionam como caminhos para integrar espaços incoerentes. Além disso, essa reorganização cria bolsões de espaço que atuam como pátios fechados, reinterpretando um jardim chinês contemporâneo. Alguns jardins são mantidos como jardins exuberantes, enquanto outros são ocupados como espaços para amenidades compartilhadas.

Pousada Nantou City (Shenzhen, 2020-2021)

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 13
© Sanif Xu | Nantou City Guesthouse

Esta vila protegida no meio da caótica Shenzhen apresentou muitas escalas a serem exploradas: cidade, edifícios e estruturas singulares. Na exposição, Neri&Hu criou várias maneiras de mudar e desfocar os limites estritos entre interior e exterior, celebrando a energia vibrante e os objetos da rua. Na pousada, a escada existente é aberta e cria um novo pátio vertical, convidando o beco urbano para o coração do edifício. A nova escada é projetada como uma estrutura leve, servindo como um espaço social onde as interações espontâneas podem ocorrer. De modo geral, as condições urbanas são intensificadas pela celebração das ruínas e seu uso cuidadoso.

Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 13
© Sanif Xu | Nantou City Guesthouse

A resposta direta de Neri&Hu à declaração curatorial de Lesley Lokko, delineando "O Laboratório do Futuro", explora ambientes onde o futuro inovador pode se encontrar e respeitar o passado esquecido. A Bienal de Veneza apresenta muitos pavilhões, exposições e eventos paralelos. Como parte do Centro Cultural Europeu, Urban Radicals apresenta "Um tijolo para Veneza", uma instalação feita inteiramente de lama dos canais da cidade. O Centro Cultural Europeu também apresentou sua sexta edição da Exposição de Arquitetura Time Space, abordando sustentabilidade, deslocamento de pessoas e tecnologias digitais de construção.

Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Exposição de Neri&Hu explora campo entre teoria e prática na Bienal de Veneza 2023" ["Liminality" by Neri&Hu Explores the Zone Between Theory and Practice at La Biennale di Venezia 2023] 17 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005334/exposicao-de-neri-and-hu-explora-campo-entre-teoria-e-pratica-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.