Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura

A arquitetura, em geral, é entendida como construção positiva, isto é: tectônica, volume, objeto no mundo. E ela é. Contudo, se alteramos a perspectiva do observador – da vista aérea e longínqua para a interna, de quem ocupa aquele volume –, a noção de objeto no mundo se converte em “mundo” para o ocupante. Além disso, também pode se converter em moldura: o que recorta ou direciona o olhar. De fato, a vista é um quesito de valorização arquitetônica, pois destaca um determinado ângulo do que está fora, e convida o ocupante à contemplação. Os projetos da TETRO Arquitetura evidenciam essa alternância entre forma e recorte.

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 2 de 12Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 3 de 12Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 4 de 12Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 5 de 12Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Mais Imagens+ 7

O escritório, situado em Belo Horizonte (MG), foi fundado pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo. Ativo desde 2001, tem por premissa uma lógica projetual que parte das condicionantes de cada caso: programa de necessidades, terreno, entorno. Logo somam-se a essas condições a linguagem própria do escritório, o espaço vazio, a integração com a paisagem e o uso de materiais naturais. A criação é sempre conjunta, e a ênfase no contexto da futura construção é decisiva.

A integração das construções com o entorno é evidente. Se é possível dizer que existe uma arquitetura “mineira”, os materiais fazem esse papel: os tons terrosos evocam as paisagens da região, o uso do aço corten ou com acabamento marrom podem ser lidos como representantes das cadeias montanhosas, do cerrado e da extração de minérios que marca a história do estado. Ao mesmo tempo, a implantação das casas em áreas arborizadas não só evitam a arquitetura soberana modernista – onde o edifício ergue-se sem obstáculos visuais –, como incentivam formas não-convencionais, programas “fragmentados” e dinâmicos e partidos que fogem do paralelepípedo contemporâneo.

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 10 de 12
Casa Terra © Luisa Lage

Esse espraiamento geométrico reforça o aproveitamento de vistas e a contemplação. A paisagem se coloca diante do observador, que, por sua vez, pode apreciá-la e se demorar no tempo longo do devaneio e da atenção flutuante. Privilegiar a vista faz jus ao contexto em que se insere a obra e lembra aos ocupantes que existe outro tempo além da rotina contemporânea acelerada. A arquitetura da Tetro coloca a arquitetura em pé de igualdade com seu entorno, sem se sobrepôr a ele ou negá-lo.

O escritório filmou From the Ground Up, um documentário sobre seu processo criativo, participou do programa Cultura e Design da TV Cultura, e seus projetos participaram da Bienal de Veneza e foram vencedores dos prêmios Golden Trezzini Awards, Loop Design Awards e World Architecture Community. Para cada entorno, um projeto, e várias vistas. Confira:

Casa Café

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 2 de 12
Casa Café © Luisa Lage

Memorial Minas Gerais (com Estudio Arquitetura)

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 3 de 12
Memorial Minas Gerais / Estudio Arquitetura + TETRO Arquitetura © Jomar Bragança

Casa Açucena

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 4 de 12
Casa Açucena © Jomar Bragança

Casa 7 Pátios

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 5 de 12
Casa 7 Pátios © Gustavo Xavier

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 7 de 12
Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça © Gustavo Xavier

Casa Terra

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 11 de 12
Casa Terra © Luisa Lage

Sede Juris Correspondent

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 8 de 12
Sede Juris Correspondent © Gustavo Xavier

Casa da Laje Inclinada

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 6 de 12
Casa da Laje Inclinada © Jomar Bragança

Casa das Pedras

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 9 de 12
Casa das Pedras © Gustavo Xavier

Edifício Dr Lund (com Humberto Hermeto Arquitetura)

Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura - Imagem 12 de 12
Edifício Dr Lund / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura © Priscila Amaral Santos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Uma arquitetura feita de vistas: conhecendo a obra da TETRO Arquitetura" 19 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004998/uma-arquitetura-feita-de-vistas-conhecendo-a-obra-da-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.