São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância

Criar um espaço lúdico, voltado especialmente para as necessidades das crianças na primeira infância. Essa foi a intenção da prefeitura de São Paulo ao desenvolver sua primeira “Praça Conceito” – inaugurada na Praça São Sebastião, no bairro Ipiranga. A primeira infância, que vai de zero a seis anos, é o período considerado extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. Diversas pesquisas têm apontado que as experiências vividas no começo da vida, desde o período de gestação, influenciam diretamente na formação do adulto.

São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 2 de 5São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 3 de 5São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 4 de 5São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 5 de 5São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Mais Imagens

“Esta fase é de construção da base sob a qual cada indivíduo erguerá sua existência. Tudo o que for vivenciado na infância terá impacto a vida toda”, afirma a educadora Ana Lúcia Machado, especialista na primeira infância.

Praça para crianças

Desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, a nova praça é chamada de “play lúdico”. Um dos destaques do espaço, que levou cinco meses para ser concluído, é o piso monolítico, mais macio, instalado para amortecer impactos. Esse tipo de piso não tem concreto e a aparência de emborrachado vem do micro revestimento asfáltico.

São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 3 de 5
Imagem: Divulgação

A área de lazer para os pequenos possui mesas, que podem ser usadas como bancos, e escorregadores, que se transformam em pistas para os mais aventureiros. Há um mini rapel e uma pista de pump track baby (com curvas e lombadas), projetada exclusivamente para crianças para andarem de patins, bicicletas e patinetes.

Tudo é muito colorido e as formas são orgânicas, o que contribui para estimular a imaginação e criatividade. A ideia é fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, promovendo brincadeiras e interações com outras crianças.

Para garantir a segurança, os portões possuem um sistema de cancelas que dificulta a saída de crianças do local sem acompanhamento.

São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 4 de 5
Imagem: Divulgação

A praça também inclui um espaço para cachorros e brinquedos adequados para crianças acima de 6 anos. E, por fim, a revitalização da Praça São Sebastião adaptou o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente agradável do ponto de vista climático.

Uma tendência

Em Recife, a prefeitura também está construindo praças voltadas à primeira infância. Por lá, além do estímulo às capacidades esportivas, o conceito é baseado em aproximar as crianças do ambiente natural. O foco é promover a aproximação com a natureza, a aprendizagem ao ar livre e os estímulos sensoriais.

São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância - Imagem 5 de 5
Imagem: Divulgação

O projeto das praças na capital pernambucana é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife.

O primeiro parque de São Paulo está localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, Praça São Sebastião, Ipiranga. Um segundo parque, similar, está em construção no bairro da Saúde.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "São Paulo ganha praça projetada para crianças na primeira infância" 20 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004199/sao-paulo-ganha-praca-projetada-para-criancas-na-primeira-infancia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.