10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023

Copenhague sediou por cinco dias o maior encontro no campo da arquitetura sustentável, reunindo mais de 6.000 participantes de 135 nações. O Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 teve como foco o tema "Futuros Sustentáveis - Não Deixar Ninguém para Trás". O evento serviu como um fórum para pesquisadores e profissionais renomados de diversas áreas e idades se aprofundarem em métodos de criação de edifícios que abordam as mudanças climáticas, fortalecem a biodiversidade e promovem a inclusão social. À medida que o congresso chegava ao fim, foram reveladas as “lições de Copenhague": dez princípios destinados a facilitar o progresso rápido e transformador no campo da construção sustentável.

10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 2 de 1810 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 4 de 1810 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 3 de 1810 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 5 de 1810 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Mais Imagens+ 13

10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 13 de 18
© SLA | Include Nature

"Foi incrível vivenciar o Congresso ganhando vida após anos de preparação. Um dos objetivos era reunir arquitetos de todo o mundo para compartilhar experiências, pontos de vista e insights sobre como a arquitetura pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e isso aconteceu. Agora, espero que as ideias e conexões entre as pessoas que participaram possam ser levadas adiante de alguma forma", explica ao ArchDaily a presidente do congresso, Natalie Mossin.

10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 16 de 18
© Rasmus Hjortshoj | Dong

O programa incluiu mais de 150 sessões e contou com mais de 400 palestrantes de todo o mundo. Desde renomados arquitetos até talentos em ascensão na indústria, cientistas, empresários e políticos influentes envolveram-se em discussões importantes ao longo do evento. O congresso foi um local de troca de conhecimento e compartilhamento de estudos de caso, insights e visões. Além disso, as sessões da "Trilha Científica" reuniram especialistas líderes para abordar os desafios enfrentados pelo campo da arquitetura. Também houve uma série "Next Gen", dando a oportunidade para vozes emergentes contribuírem com suas ideias e experiências.

Espero que Barcelona possa dar continuidade ao trabalho que realizamos para aumentar a participação de estudantes e da próxima geração. Tivemos colaborações sólidas com as duas escolas de arquitetura dinamarquesas, ambas parceiras fundadoras, tivemos o vibrante Comitê Next Gen, contribuindo com uma programação forte, uma incrível Academia de Estudantes "Uma Sociedade Construída para Todos", a Cúpula Global de Estudantes com a participação de 25 escolas de arquitetura de todo o mundo que trabalharam no tema do Congresso ao longo do último semestre, a competição estudantil "Great Green Wall", e muito mais. E eu gostaria que tivéssemos tido muitos mais. A incrível presença e contribuição da próxima geração foi um presente incrível para o Congresso e para todos que participaram. – Natalie Mossin, Presidente do Congresso

10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 5 de 18
© Thomas Rousing

As lições de Copenhague são o resultado dos quatro dias de congresso, apresentados pela presidente Natalie Mossin. Essas lições são compostas por dez princípios simples, com o objetivo de transformar rapidamente e radicalmente o ambiente construído em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

As lições de Copenhague:

  1. Dignidade e agência para todas as pessoas são fundamentais na arquitetura. Não há beleza na exclusão
  2. As pessoas em risco de serem deixadas para trás devem ser acomodadas primeiro quando construímos, planejamos e desenvolvemos o ambiente construído.
  3. As estruturas construídas existentes devem sempre ser reutilizadas primeiro.
  4. Nenhum novo empreendimento deve apagar os campos verdes.
  5. Os ecossistemas naturais e a produção de alimentos devem ser sustentados independentemente do contexto construído.
  6. Nenhum material mineral virgem deve ser usado na construção quando a reutilização é possível.
  7. Nenhum resíduo deve ser produzido ou deixado para trás na construção.
  8. Ao adquirir materiais para construção, os materiais locais e renováveis vêm em primeiro lugar.
  9. Em tudo o que construímos, a captura de carbono deve exceder a pegada de carbono. 
  10. Ao desenvolver, planejar e construir o ambiente construído, toda atividade deve impactar positivamente os ecossistemas aquáticos e o abastecimento de água limpa.

10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 15 de 18
© Rasmus Hjortshoj | Hjortshoj BLOX
10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 - Imagem 7 de 18
Courtesy of Natalie Mossin

"Cada Congresso Mundial deve abordar seu momento específico. E 2023 é um momento significativo, que pede por transformação. Estamos na metade do caminho até a adoção dos ODS em 2030, sem tempo a perder na proteção da saúde do planeta e da dignidade humana. Para atender a este momento, nosso comitê científico conduziu uma trilha científica incrivelmente ambiciosa, e convidamos diversas vozes para ajudar a moldar o programa do Congresso, com muitas trilhas e muitas perspectivas contribuindo para as discussões", acrescenta a presidente do Congresso Natalie Mossin em sua conversa com o ArchDaily.

Stay tuned to the collaboration with UIA World Congress of Architecture 2023 and to our coverage of Copenhagen, the UNESCO World Capital of Architecture for 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023" [10 "Copenhagen Lessons" From the UIA World Congress of Architects 2023 ] 19 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003945/10-licoes-do-congresso-mundial-de-arquitetos-da-uia-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.