Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026

Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026

Juntando-se a Copenhague e Rio de Janeiro, Barcelona foi nomeada Capital Mundial da Arquitetura para 2026 pela Unesco e sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos dois anos após o evento em Copenhague. Barcelona e Pequim foram candidatas ao título de 2026, mas a cidade espanhola venceu com a proposta de tema Um hoje, um amanhã, que explora a abordagem da cidade em relação à sustentabilidade e o futuro do ambiente construído.

Cortesia de http://www.lowcostholidays.com/© Created by @benjaminrgrant, source imagery: @digitalglobeCortesia de http://www.lowcostholidays.com/© Márton Mogyorósy+ 7

Barcelona será palco vários acontecimentos importantes para a arquitetura nos próximos anos. A tão esperada conclusão da Sagrada Família deve ocorrer a tempo para o 100º aniversário da morte de Antoni Gaudi. A cidade também tem trabalhado para sediar a Nova Bauhaus Europeia, uma iniciativa que "convida todos os europeus a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja belo para nossos olhos, mentes e almas", e sediará a 25ª edição da Bienal Espanhola de Arquitetura e Urbanismo (BEAU).

© Márton Mogyorósy
© Márton Mogyorósy

A Unesco nomeou o Rio de Janeiro como a Capital Mundial da Arquitetura em 2020. A cidade deveria sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, mas devido à pandemia, o evento aconteceu digitalmente. O evento explorou maneiras de criar um ambiente urbano mais justo e favorável sob o tema Todos os mundos. Apenas um mundo. Arquitetura 21.

Cortesia de http://www.lowcostholidays.com/
Cortesia de http://www.lowcostholidays.com/
© Márton Mogyorósy
© Márton Mogyorósy

Fundada em 1948, a União Internacional de Arquitetos (UIA) é uma organização não governamental com sede em Paris que trabalha para sustentar a troca de ideias entre arquitetos, promover novos conceitos e tecnologias, influenciar políticas públicas de construção e desenvolvimento e prestar assistência a estruturas profissionais em todo o mundo. Designada trienalmente, a cidade eleita Capital Mundial da Arquitetura se torna um fórum internacional de debate em torno de questões relacionadas ao meio ambiente urbano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026" [Barcelona named UNESCO World Capital of Architecture for 2026] 09 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966164/barcelona-e-eleita-capital-mundial-da-arquitetura-para-2026> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.