Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão

Os sótãos são pavimentos localizados na parte superior de uma casa, próximos à cobertura. Devido ao ângulo de caimento do telhado, eles costumam ter um formato inclinado, o que pode limitar seu espaço e fazer com o que eles sejam ambientes pouco utilizados. No entanto, apesar dessa particularidade, os sótãos podem ser aproveitados em um projeto de diversas maneiras e convertidos em espaços multifuncionais para os moradores de uma residência.

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 2 de 11Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 3 de 11Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 4 de 11Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 5 de 11Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Mais Imagens+ 6

Historicamente, os sótãos eram usados essencialmente enquanto áreas de armazenamento. Eles ofereciam um espaço conveniente para guardar objetos sazonais, móveis antigos, documentos e outros itens de uma casa que não eram utilizados com tanta frequência. Com o passar dos anos, a demanda por espaços adicionais e as novas necessidades de uso que surgiram em muitas casas levou à transformação de muitos sótãos em outros ambientes, como quartos adicionais, escritórios, estúdios de arte e espaços de lazer.

Uma das vantagens dessa utilização é a capacidade de melhor aproveitar o espaço da casa verticalmente. Em alguns casos, é possível criar um novo pavimento na residência, ampliando sua área útil e criando novos ambientes para seus moradores. Algumas adaptações de projeto, como a melhoria das escadas de acesso e a instalação de janelas, proporcionam luz natural e ventilação, tornando os sótãos mais agradáveis e funcionais. Com o teto inclinado, pode-se aproveitar a área abaixo dele para instalar prateleiras, armários ou até mesmo criar nichos para armazenamento, otimizando o espaço disponível no ambiente.

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 10 de 11
© Igor Ribeiro

Com um projeto adequado e que considere as necessidades dos moradores, os sótãos podem ser transformados em ambientes úteis e agradáveis. A seguir, escolhemos alguns exemplos de casas brasileiras que transformaram o sótão, criando novas formas de se relacionar com esses espaços. 

Casa em Humaitá / Baumann Arquitetura

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 2 de 11
© André Nazareth

"Nas primeiras entrevistas com os clientes percebemos que os espaços internos originais da residência não poderiam comportar todo programa demandado de forma adequada. Como havia esta limitação em relação à volumetria original, concluímos que a melhor solução para resolver a falta de espaço seria redividir os níveis da residência de forma a criar um 3º pavimento antes inexistente. Este novo pavimento que ocupa a área do antigo madeiramento do telhado se transformou em um sótão que abriga o quarto de um dos filhos do casal."

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 3 de 11
© André Nazareth

Casa Boreal / Nommo Arquitetos

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 7 de 11
© Paula Morais

"No sótão, as últimas extrusões recortam o telhado, criando uma sacada de um lado e uma floreira do outro, que garantem a ventilação cruzada do ambiente. Sobre a escada há iluminação zenital, que permite a entrada de luz em todo o pavimento, o qual pode ter uso de escritório, home theater, brinquedoteca, sala de música... "

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 8 de 11
© Paula Morais

Casa CM / Arquea Arquitetos

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 6 de 11
© Federico Cairoli

"A cobertura em duas águas cria um sótão que abriga a sala íntima, mais isolada do restante da casa, usada para trabalhar, ler um livro e tocar guitarra. Resultante de um processo criativo com critérios puramente racionais, a casa é um arquétipo. Impregnada no inconsciente coletivo, é a forma mais pura possível relacionada a esse objeto."

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 11 de 11
© Federico Cairoli

Apartamento WA / Estúdio Oficina

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 4 de 11
© Igor Ribeiro

"A presença de um sótão subutilizado foi fundamental para a ampliação necessária para receber as novas necessidades de uma família de quatro pessoas. O acesso ao sótão, que se dava por uma pequena abertura na laje e uma escada tipo marinheiro, ganhou uma escada em chapa metálica, uma abertura maior na laje e novas janelas, que possibilitaram melhor ventilação e iluminação para cozinha e sala. O sótão, antes um grande espaço apenas no contrapiso, deu lugar a duas suítes e uma rouparia na circulação de acesso aos quartos e à caixa d´água."

Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão - Imagem 5 de 11
© Igor Ribeiro

Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato. Os trechos acima foram extraídos dos respectivos memoriais dos projetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Casas brasileiras que transformam e reaproveitam o espaço do sótão" 06 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003474/casas-brasileiras-que-transformam-e-reaproveitam-o-espaco-do-sotao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.