A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau

Quando se fala de arquitetura, inevitavelmente, fala-se em escala. Tanto para a representação gráfica e bidimensional, quanto para a área construída, tamanho do terreno, extensão da cidade. Normalmente, a arquitetura pretende-se uma disciplina grandiosa, construções robustas, metragens quadradas amplas. Mas amplo é o campo de atuação, que engloba as escalas “menores”: a habitação essencial, o terreno restrito, a pequena cidade.

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 2 de 16A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 3 de 16A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 4 de 16A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 5 de 16A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Mais Imagens+ 11

A pequena cidade de Caruaru no interior de Pernambuco abriga o escritório Jirau. Em atuação desde 2010, e dirigido por Bernardo Lopes e Paulo Patriota, o Jirau faz arquitetura original num contexto restrito. É um pensamento projetual que alterna e relaciona escalas entendidas como opostas, o que por sua vez, resulta em uma arquitetura mais diversa daquela normalmente veiculada e difundida, e um repertório formal mais vasto.

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 2 de 16
Sobrados Novo Jardim © Antônio Preggo

Apesar da pequena escala de sua cidade-sede, a escala de seus projetos é grande. A abordagem do Jirau para cada projeto parece concentrar-se menos na metragem total, e mais na subversão de preceitos tão repetidos que quase não se pensa neles de outra maneira. A habitação social sai do edifício vertical para loteamentos de casas vizinhas; as casas padronizadas com telhado de duas águas para formas mais puras e com ar contemporâneo; o edifício comercial completamente dividido em pequenas salas para o pavimento livre.

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 4 de 16
Edifício Agamenon Empresarial © Jackson Carvalho

A região de atuação do Jirau também impõe restrições: a informalidade predomina, e os recursos tecnológicos são limitados. Já dizia Mies van der Rohe que “menos é mais”, e no caso do Jirau, “fazer mais com menos” é tanto uma postura em relação à prática – no contexto de construção de habitação social –, como uma espécie de comprovação da máxima miesiana.

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 16 de 16
Casa Neblina © Antônio Preggo

A descrição do site afirma que as pequenas intervenções constroem a urbe. Além de reforçar a ideia da rede de relações que se formam e irradiam suas consequências (ampliando a escala), essa ideia reflete a postura projetual de alterar alguns itens dos programas construtivos, de maneira que se mantenha em curso o exercício da criação. Novamente, ampliando a escala do arquitetar: em termos de repertório, soluções, exemplares construídos.

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 6 de 16
Residencial Clodoaldo Sampaio © Antônio Preggo

A atuação do Jirau tem impacto relevante no contexto da arquitetura contemporânea. A origem na pequena cidade, a atuação em grande escala. Talvez a pequena escala de Caruaru é o que faz maior a prática (e os resultados) da arquitetura do Jirau. Os projetos demonstram a postura do escritório, confira:

Habitação Social Wirton Lira

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 7 de 16
Habitação Social Wirton Lira © Cortesia de Jirau Arquitetura

Casa do Arquiteto

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 13 de 16
Casa do Arquiteto © Antônio Preggo

Sobrados Novo Jardim

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 12 de 16
Sobrados Novo Jardim © Antônio Preggo

Casa Neblina

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 3 de 16
Casa Neblina © Antônio Preggo

Residencial Clodoaldo Sampaio

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 8 de 16
Residencial Clodoaldo Sampaio © Antônio Preggo

Edifício Agamenon Empresarial

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 9 de 16
Edifício Agamenon Empresarial © Jackson Carvalho

Casa Copa

A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau - Imagem 11 de 16
Casa Copa © Antônio Preggo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "A pequena grande arquitetura: conhecendo a obra de Jirau" 09 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002506/a-pequena-grande-arquitetura-conhecendo-a-obra-de-jirau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.