Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle

A cidade de Paris reinstaurou oficialmente uma regra que limita a altura de novos prédios na capital francesa a 37 metros, ou 12 andares. Entre os fatores para a decisão estava a controvérsia em torno da construção da Tour Triangle, projetada por Herzog & de Meuron, com 180 metros de altura e que teve a construição iniciada em 2021 após mais de uma década de batalhas legais e críticas. A nova regulamentação de planejamento urbano é apresentada como parte do Plano Urbano Bioclimático Local da prefeita Anne Hidalgo, que visa reduzir as emissões de carbono de Paris.

Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 2 de 5Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 3 de 5Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 4 de 5Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 5 de 5Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Mais Imagens

Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 2 de 5
Tour Montparnasse. Imagem © usuário do Flickr chagiajose. Licenciado sob CC BY-SA 2.0

O limite máximo de altura de 37 metros, autorizado na maioria das partes da cidade é de 1977. A lei foi introduzida durante um período de construção fervorosa em toda a cidade, e em parte como reação à construção da Torre Montparnasse, um edifício de escritórios projetado pelos arquitetos Eugène Beaudouin, Urbain Cassan e Louis Hoym de Marien, com 210 metros de altura. Em 2010, uma nova regulamentação de planejamento urbano proposta pelo então prefeito Bertrand Delanoë revogou a legislação para elevar o limite e permitir torres residenciais de 50 metros de altura e torres de escritórios de 180 metros de altura.

Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 4 de 5
Paris. Imagem © Artur Jakucewicz via Shutterstock

A polêmica Tour Triangle começou a ser construída em 2021 após 12 anos de críticas e batalhas legais, e deve ser concluída em 2026. O arranha-céu de vidro piramidal de 42 andares é o primeiro prédio alto a ser construído dentro dos limites do Boulevard Périphérique, a rodovia que circunda o centro de Paris, desde a Torre Montparnasse, concluída em 1973. O prédio foi duramente criticado por estar fora de escala com o resto da cidade. Quando concluída, a será o terceiro prédio mais alto dentro dos limites da cidade de Paris, depois da Torre Eiffel e da Torre Montparnasse.

De acordo com The Times, a nova regulamentação foi imposta sob pressão do partido da prefeita Hidalgo com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. O novo Plano Urbano Bioclimático Local também incentiva a reabilitação e transformação de edifícios existentes em vez da construção de novos. Apesar da limitação na altura, Paris é uma das cidades mais densas da Europa, tornando os esforços de densificação adicionais irracionais, de acordo com a prefeita Hidalgo, em matéria do 20 minutes.

Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle - Imagem 5 de 5
Tour Triangle. Imagem cortesia de Herzog & de Meuron

Leis de zoneamento e regulamentações de planejamento urbano são algumas das principais ferramentas para controlar a imagem das cidades, mas também são um ponto controverso, já que regulamentações restritivas podem ser vistas como um obstáculo ao desenvolvimento da cidade. Em 2021, as autoridades chinesas anunciaram que prédios com mais de 500 metros não seriam mais aprovados, uma mudança radical para o país que abriga 10 dos 20 prédios mais altos do mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Paris reimpõe proibição a arranha-céus após polêmica com a Tour Triangle" [Paris Reimposes the Ban on Skyscrapers After Tour Triangle Controversy] 14 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002251/paris-reimpoe-proibicao-a-arranha-ceus-apos-polemica-com-a-tour-triangle> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.