Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália

A firma Steven Holl Architects divulgou um plano diretor para a área de Gran Sasso em Abruzzo na Itália. O projeto visa desenvolver uma área destinada a turistas e montanhistas, oferecendo hospedagem, piscinas, spas, restaurantes e uma praça pública com vista para as montanhas. Os desenhos e modelos do projeto, juntamente com os croquis iniciais em aquarela, são sendo apresentados na mostra Steven Holl: Half Earth, promovida pelo Antonia Jannone Disegni di Architettura, aberta até 14 de julho.

Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 2 de 5Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 3 de 5Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 4 de 5Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 5 de 5Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Mais Imagens

A Gran Sasso Piazza em Prati di Tivo visa estabelecer uma nova praça comunitária no pé das montanhas Gran Sasso, os picos mais altos dos Apeninos. Os três novos elementos arquitetônicos se fundem com seu entorno natural e priorizam as vistas da cordilheira. Essas estruturas definirão um espaço único que pode ser apreciado tanto pela comunidade local quanto por visitantes de outras regiões.

Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 2 de 5
Gran Sasso Piazza em Prati di Tivo. Cortesia da imagem de Steven Holl Architects

A fase inicial do projeto compreende o desenvolvimento de uma praça pública, piscinas, fontes e um pavilhão esférico único inspirado nas obras de arte de Giorgio Morandi. Este pavilhão, situado sobre as fundações de um antigo teleférico, é aquecido e resfriado usando energia geotérmica e dispõe de cinco apartamentos e um café/bar. Na segunda fase, um edifício de concreto da década de 1950 será reformado e ampliado para incluir um spa, restaurante e onze quartos de hotel. Por fim, a terceira fase envolve a construção de instalações de estacionamento subterrâneo e um hotel de madeira laminada cruzada (CLT) com 42 quartos que oferece unidades com varanda voltadas para a montanha.


Artigo Relacionado

O arquivo de Steven Holl preserva os projetos de seu estúdio e a paisagem

O plano diretor para Gran Sasso apoia a ideia de E. O. Wilson de "meia terra" enquanto toda a paisagem circundante é preservada. A arquitetura tem um viés sustentável e, em espírito, fica em reverência à grande montanha acima e a dádiva do seu silêncio de pedra. - Steven Holl

Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 3 de 5
Gran Sasso Piazza em Prati di Tivo. Cortesia da imagem de Steven Holl Architects

A Galeria Antonia Jannone apresenta a Piazza Prati di Tivo no Gran Sasso por meio de várias representações visuais, como modelos, estudos em aquarela e uma vista panorâmica das impressionantes montanhas Gran Sasso. Além disso, a exposição apresenta pinturas em aquarela de tamanho considerável que se inspiram nas noções de John Cage de criação por meio de métodos controlados pelo acaso e outros projetos conectados ao conceito de "meia-terra" de E. O. Wilson.

Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália - Imagem 5 de 5
Gran Sasso Piazza em Prati di Tivo. Cortesia da imagem de Steven Holl Architects

A Steven Holl Architects é reconhecida internacionalmente por projetos urbanos em paisagens variadas. No ano passado, A Capela de São Inácio, projetada pelo escritório em Seattle, foi homenageada pelo American Institute of Architects (AIA) com seu prêmio Twenty-five Year Award. Além disso, o escritório recentemente venceu o primeiro lugar no concurso internacional do Museu do Gueto de Terezín, na República Tcheca, em colaboração com o SKUPINA Studio. Por fim, o projeto da SHA para o Nancy e o Rich Kinder Building para artes modernas e contemporâneas, parte do Museu de Belas Artes de Houston, foi aberto ao público em novembro de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Steven Holl Architects divulga masterplan para Abruzzo na Itália" [Steven Holl Architects Unveils New Masterplan in Abruzzo, Italy] 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002126/steven-holl-architects-divulga-masterplan-para-abruzzo-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.