Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana

Sempre me considerei sortudo por ter crescido fora da cidade, onde minhas vivências ecolares aconteciam no campo e não na rua. No entanto, para muitas crianças, a vida escolar moderna não é tão próxima da natureza.

As cidades superpopulosas continuam se expandindo, o que significa que mais escolas estão sofrendo com as limitações apresentadas pela arquitetura urbana, incluindo poluição sonora, do ar e da luz, falta de espaço (especialmente espaço verde), orçamentos restritivos e legislação de construção resistentes à mudança.

Com soluções de design inovadoras, essas quatro escolas urbanas mostram para o resto da classe como trabalhar e fornecer espaços verdes de qualidade através de suas respostas arquitetônicas.

St Christina's Primary School / Paul Murphy Architects

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 2 de 9
St Christina's Primary School / Paul Murphy Architects. Imagem © Simon Kennedy

Situada em uma área densa de St. John's Wood, em Londres, a Escola Primária St. Christina compartilha um terreno extremamente apertado com uma Capela e um Convento, o que significa pouco ou nenhum espaço para expansão. O plano do Paul Murphy Architects, no entanto, foi trocar uma seção de um único andar por uma extensão de três andares.

O plano de empilhar andares adicionais significava que nenhum espaço externo existente precisava ser sacrificado, com "novos terraços no telhado criados nos andares um e três para ensino externo, com hortas - cultivadas pelas crianças - e telhados verdes", explicam os arquitetos.

Para contrastar com o escurecimento dos espaços interiores, agora mais profundos, "a mudança de níveis no piso térreo permitiu generosos pé-direitos, pontuados por grandes clarabóias", compartilham os arquitetos. Combinados com vidros claros, painéis laterais envidraçados e janelas de canto de altura total, "contribuem para um ambiente de aprendizado espaçoso, iluminado e arejado".

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 3 de 9
St Christina's Primary School / Paul Murphy Architects. Imagem © Simon Kennedy

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 4 de 9
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura. Imagem © João Guimarães

Telhados verdes também foram escolhidos pelo Falanstério atelier de arquitetura para cobrir uma seção estendida da Escola Grêmio no centro de Lisboa. A solução de baixa manutenção fornece melhores condições térmicas para os arredores imediatos da escola e também consegue minimizar o impacto visual do novo edifício em seus vizinhos residenciais.

A disposição das salas de aula no novo edifício não desperdiça espaço interno com corredores conectivos, mas direciona rotas por varandas exteriores, aumentando a conexão contínua dos alunos com o exterior. "Visando a serenidade e a harmonia", explicam os arquitetos, as escadarias e varandas em terraços do novo edifício com fachadas coloridas e toldos curvos que protegem do clima "se concentram em formas arredondadas para reduzir ângulos e bordas e usam uma paleta de cores pastel, inspirando calma, socialização e inclusão na escola."

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 5 de 9
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura. Imagem © João Guimarães

Tran Duy Hung Secondary School / Sunjin Vietnam Joint Venture Company

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 6 de 9
Tran Duy Hung Secondary School / Sunjin Vietnam Joint Venture Company. Imagem © Chimon Studio

Os arquitetos da Escola Secundária Tran Duy Hung, a Sunjin Vietnam Joint Venture Company, explicam que "enquanto espaços naturais de experiência em escolas urbanas são cada vez mais esquecidos, o telhado da escola é projetado com o objetivo de criar um espaço verde e um jardim botânico para os alunos. Manter os espaços verdes do telhado permite que os alunos desenvolvam sua experiência e compreensão do mundo natural".

Densamente povoada com muitos prédios residenciais altos, a Rua Tran Duy em Hanói é uma área da cidade em rápido crescimento, e a escola de cinco andares tem 44 salas de aula para um número igualmente crescente de alunos. Em sua agitada localização urbana no clima quente e úmido de Hanói, "a escola é planejada na parte de trás do terreno, longe da rua principal", explicam os arquitetos. As salas de aula e espaços comuns tem ventilação passiva ideal, iluminação natural e garantem conforto máximo e proteção contra ruídos.

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 7 de 9
Tran Duy Hung Secondary School / Sunjin Vietnam Joint Venture Company. Imagem © Chimon Studio

Ampliação do Colégio Notre-Dame des Oiseaux / Bien Urbain - Atelier d'architecture + Fayolle Pilon architectes associés

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 8 de 9
NAmpliação do Colégio Notre-Dame des Oiseaux / Bien Urbain - Atelier d'architecture + Fayolle Pilon architectes associés. Imagem © 11h45

Boa para a sustentabilidade, a economia circular prefere projetos de reutilização adaptáveis quando se trata de tornar o ambiente construído mais utilizável. Mas ao buscar o uso mais eficiente de pequenos espaços, a nova construção às vezes pode representar a opção mais sustentável.

Diante das limitações regulatórias de uma cidade como Paris, a Escola Secundária Notre-Dame des Oiseaux demoliu um pavilhão existente e o substituiu por uma extensão de seis andares que se encaixa como uma luva apertada no esqueleto do edifício do século 19 preexistente. "Definida por sua simplicidade e sobriedade", explica Bien Urbain - Atelier d'architecture, a construção "busca uma inscrição ao longo de um longo período de tempo".

Os “requisitos regulamentares do projeto levaram à organização compacta e eficiente dos volumes” para explorar todo o potencial do local, ao mesmo tempo em que expressam um foco específico na alvenaria, explicam os arquitetos. "Sua materialidade encontra parentesco tanto com o estabelecimento quanto com a rua Michel-Ange". Seus tijolos louros artesanais lembram a cor da pedra parisiense.

Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana - Imagem 9 de 9
NAmpliação do Colégio Notre-Dame des Oiseaux / Bien Urbain - Atelier d'architecture + Fayolle Pilon architectes associés. Imagem © 11h45

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Escolas urbanas resolvendo os problemas da arquitetura urbana" [Inner-City Schools Solving the Problems of Inner-City Architecture] 07 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001849/escolas-urbanas-resolvendo-os-problemas-da-arquitetura-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.