Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, CorrimãoEscola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, FachadaEscola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, JanelaEscola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Mais Imagens+ 27

Mais informaçõesMenos informações
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a ampliação da Escola do Grémio em Lisboa pretendia-se erguer uma estrutura leve que não sobrecarregasse a já existente. Apostou-se em coberturas verdes, não acessíveis e de pouca manutenção, de modo a minimizar o impacto visual e de forma a melhorar as condições térmicas das salas através de sistemas passivos.

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© João Guimarães
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Imagem 25 de 32
Planta
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© João Guimarães
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Corrimão
© João Guimarães

A proposta para os novos espaços teve como matriz a serenidade e harmonia, apostando nas formas arredondadas, na diminuição dos ângulos e arestas e através de uma palete de cores pastel. Através desta abordagem o espaço ganharia uma vivência de calma, permitindo a sociabilização e inclusão e promovendo atividades e espíritos colaborativos.

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© João Guimarães
Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© João Guimarães

Os materiais escolhidos são eficazes para uma construção de qualidade de forma a garantir as condições ideais de conforto térmico e acústico e assegurar a qualidade estética e construtiva. Desta forma, optou-se por uma estrutura metálica leve para as paredes, com sistema capoto e placa de OSB. O isolamento interior é feito através de uma caixa de ar, lã de rocha e dupla placa de gesso cartonado. O mesmo se aplica à construção das coberturas, sendo esta constituída por camada ajardinada com seixo, tela de impermeabilização, placa de OSB, estrutura metálica com caixa de ar, isolamento em lã de rocha e placa de gesso cartonado pelo interior.

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, Cerca, Fachada, Corrimão
© João Guimarães

Com a solução de recuar ligeiramente as restantes salas, procura-se diminuir o impacto da nova construção no terreno contíguo. Criaram-se também vãos a sul com frestas de ventilação para melhorar a qualidade de ar e criar ventilação cruzada, aumentando a salubridade das salas de aulas.

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, Janela
© João Guimarães

Neste contexto, a ampliação da escola adicionou um novo piso com 6 salas, instalações sanitárias e pequenos arrumos no corpo sul da escola, não ultrapassando, no entanto, a cércea máxima do corpo Norte da mesma. Todas as salas estão interligadas por uma cobertura / pala que assegura aos alunos a não exposição à chuva e às intempéries permitindo que o espaço exterior esteja protegido.

Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© João Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Grémio / Falanstério atelier de arquitetura" 05 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988393/escola-gremio-falansterio-atelier-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.