Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia

Edifícios consomem recursos naturais. Seja em sua construção ou durante sua operação, a arquitetura pode causar um impacto significativo no meio ambiente. Promover práticas sustentáveis a fim de minimizar o consumo de energia, água e materiais é fundamental para reduzir as emissões de carbono e contribuir para a mitigação da crise climática. Com o constante debate ao redor da sustentabilidade, prezar pelo meio ambiente não apenas se tornou imprescindível, como também passou a valorizar os imóveis construídos sob esse viés. Por isso, mais do que apenas um greenwashing, é necessário olhar para soluções que fazem a diferença.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 2 de 10Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 3 de 10Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 4 de 10Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 5 de 10Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Mais Imagens+ 5

Desta forma, reunimos aqui diferentes estratégias para conceber casas ecológicas e eficientes em energia. Que além da responsabilidade ecológica em busca de um futuro mais sustentável, tendem a melhorar o conforto e a qualidade de vida de seus habitantes. Veja todas, a seguir.

Sistemas de energia geotérmica

A temperatura constante do solo possibilita que sistemas aproveitem a energia geotérmica para aquecer e resfriar a casa de forma eficiente. Apesar de ser essencialmente limpa e emitir pouco gás carbônico, há algumas desvantagens para esse tipo de energia, como o alto custo inicial de instalação.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 9 de 10
Centre for Sustainable Energy Technologies / Mario Cucinella Architects. Image Cortesia de Mario Cucinella Architects

Isolamento sustentável

Para evitar a perda de energia, isolar bem um edifício é essencial. Para isso, opções com materiais sustentáveis como celulose reciclada ou espuma de soja, assim como o uso de janelas eficientes com vidros duplos ou triplos, são fundamentais para melhorar a eficiência - uma vez que minimizam a perda de calor no inverno e o ganho excessivo de calor no verão - e reduzir o consumo energético de aquecimento e refrigeração.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 10 de 10
Casa de Vidro / Sigurd Larsen. Imagem: © Tobias Koenig, Michael Romstoeck

Sistemas de automação residencial

A automação surgiu como tópico para arquitetura no final do século XIX. Da possibilidade de uma pré-fabricação inteligente até diferentes soluções para incorporar a domótica nos edifícios, esses sistemas permitem um controle inteligente de dispositivos, como iluminação e termostatos, para otimizar o consumo de energia. Aqui, vale ressaltar os sistemas de monitoramento energético. Os quais permitem identificar formas de aprimorar o modo como a energia está sendo consumida, podendo trazer economias a partir de novos usos ou técnicas adotadas.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 8 de 10
© AVE Chile

Painéis solares fotovoltaicos

Esses painéis convertem a luz solar em energia elétrica, permitindo que os proprietários reduzam sua dependência de fontes de energia convencionais. Podendo reduzir até 95% dos gastos mensais com energia, trata-se de uma solução cada vez mais comum que recebe incentivos em todo o mundo (no Brasil, o governo atual zerou os impostos federais para a aquisição do produto).

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 5 de 10
Passive House / Karawitz Architecture. © Hervé Abbadie and Karawitz

Recuperação de água pluvial

Sistemas de coleta e armazenamento de água pluvial permitem o reúso para fins não potáveis, como irrigação de jardins e descarga de banheiros. Além de aproveitar a água da chuva na arquitetura, a captação de águas pluviais colaboram com as infraestruturas de drenagem urbana no caso de chuvas fortes, ajudando a evitar os desastres causados por enchentes.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 3 de 10
Raindrop. Image Cortesia de Studio Bas van der Veer

Telhados verdes

Sendo um dos sistemas que colaboram com a absorção da água pluvial, os telhados cobertos com vegetação brindam outros benefícios como o isolamento térmico e acústico, e a redução do efeito de ilha de calor urbano. Para uma completa eficiência, é interessante compreender todas as camadas necessárias para sua instalação adequada.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 7 de 10
Hackney Backhouse / Guttfield Architecture. Imagem © Will Scott

Ventilação eficiente

Sistemas de ventilação mecânica controlada garantem a renovação adequada do ar interno, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a necessidade de resfriamento ou aquecimento excessivo. Pensar como a ventilação natural pode contribuir para o conforto térmico no espaço, principalmente em zonas tropicais, configura uma ótima alternativa para poupar o consumo energético e trazer mais conforto.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 4 de 10
Stepping Park House. Imagem © Hiroyuki Oki

Materiais de construção sustentáveis

O uso de materiais de baixo impacto ambiental, como madeira certificada, concreto reciclado, tintas sem VOC e isolamentos eco-friendly - ou uma série de materiais inusitados, como o cânhamo e o milho - também contribui para a sustentabilidade de uma residência e o baixo impacto ecológico.

Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia - Imagem 2 de 10
© Wai Ming Ng

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Construindo o futuro: soluções para casas ecológicas e eficientes em energia" 11 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001425/construindo-o-futuro-solucoes-para-casas-ecologicas-e-eficientes-em-energia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.