Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente"

Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 2 de 23Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 3 de 23Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 4 de 23Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 5 de 23Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de pré-fabricação inteligente - Mais Imagens+ 18

O renomado arquiteto mexicano Miguel Ángel Aragonés apresenta dez anos de pesquisa materializada em seu mais recente projeto intitulado "Casa PI", cuja sigla se traduz em um novo método de construção de "pré-fabricados inteligentes". Patenteado na Suíça, este sistema busca quebrar o paradigma habitacional a partir de um projeto integral que combina a estrutura da casa com o mobiliário e as novas tecnologias de automação na arquitetura.

Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 5 de 23
Cortesía de Miguel Ángel Aragonés

A ideia era criar um sistema construtivo modular sustentável, com alta qualidade, que acelera o tempo de construção, melhora o desempenho acústico e térmico, além de reduzir custos e desperdícios de construção. Baseia-se na implementação da tecnologia com a qual convivemos no dia a dia em um projeto integral, já que as residências convencionais tiveram que se adaptar a esses avanços por meio de facilidades que dificultam o projeto. No entanto, a Casa PI procura começar do zero servindo como um modelo que representa os avanços deste momento específico da história, oferecendo um “móvel para morar” que consome o mínimo de energia possível.

Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 4 de 23
Cortesía de Miguel Ángel Aragonés

PI é uma estrutura que funciona tanto verticalmente (como uma coluna), horizontalmente (como um elo ou corrente) ou mista, e à qual peças adicionais são anexadas para integrar a configuração final. Este sistema de construção modular otimiza recursos e reduz o desperdício. As paredes, baseadas em painéis sobrepostos, são o acabamento final que reveste as camadas de isolamento térmico e acústico. As instalações elétricas e hidráulicas são projetadas por meio de conexões aparafusadas e encaixáveis ​​que evitam trabalhos de solda e conexões complicadas. O que, por sua vez, garante a mais alta qualidade construtiva em tempo recorde, proporcionando uma série de benefícios diretos: dispensa pintura, impermeabilizantes ou anticorrosivos. Permite a adaptação de um sistema termo acústico que reduz o consumo de energia para atingir um nível ideal de conforto, quer seja ou não utilizado um sistema de ar condicionado central.

Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 2 de 23
Cortesía de Miguel Ángel Aragonés

Em relação à montagem, optou-se por implementar o alumínio como material principal devido às suas propriedades de eficiência, leveza, durabilidade e possibilidades de reciclagem, sem perder suas propriedades estéticas e estruturais. Graças a isso, é possível erguer um módulo de 180m2, pronto para morar, em apenas 50 dias com apenas 8 pessoas, sem a necessidade de maquinários pesados. É por isso que a equipe justifica a possibilidade do projeto se transformar em uma casa que vai do interesse social ao luxo através da personalização, conforme explicam:

Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente" - Imagem 3 de 23
Cortesía de Miguel Ángel Aragonés

Forte, leve, durável, resistente à corrosão, reciclável e com a capacidade de assumir quase qualquer forma, o alumínio pode fazer o que outros materiais de construção, como tijolo e madeira, não podem. Desde a sua utilização generalizada no início do século XX, o aço tem sido o motor e o combustível da arquitetura moderna. A casa, origem da cidade e da cultura, exige uma transformação, maior facilidade de execução, maiores serviços, maior qualidade e menor preço. PI suporta grandes aberturas de vidro, maximiza a eficiência energética e permite que casas pré-fabricadas sejam construídas com uma base de lucro sólida.

Para mais informações visite Taller Aragonés.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Arquiteto mexicano cria sistema construtivo com tecnologia de "pré-fabricação inteligente"" [Arquitecto mexicano Miguel Ángel Aragonés patenta sistema constructivo con tecnología de "prefabricado inteligente"] 13 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965364/arquiteto-mexicano-cria-sistema-construtivo-com-tecnologia-de-pre-fabricacao-inteligente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.