Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA

Cozinhas reúnem a essência da cultura, atuando como museus de memórias, receitas, processos e tradições. Influenciada por práticas e costumes culinários, a arquitetura das cozinhas varia bastante de acordo com a região ou país. Nesse contexto, as cozinhas transcendem seu papel doméstico e se tornam manifestações de fatores culturais, sociais e regionais. Elas não apenas funcionam como espaços funcionais para o preparo de refeições, mas são reflexos do rico tecido cultural e dos estilos de vida dos indivíduos que as habitam.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 2 de 6Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 3 de 6Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 4 de 6Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 5 de 6Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Mais Imagens+ 1

Frequentemente tidas como o "coração" do lar, as cozinhas desvendam um entendimento mais profundo das pessoas e de suas culturas, abrindo portas para diversas narrativas espaciais. A diversidade na arquitetura de cozinhas pode ser atribuída a influências culturais, contextos geográficos e legados históricos. Desde o calor e o foco nos laços familiares das cozinhas italianas até os espaços bem ventilados característicos das cozinhas tailandesas, o design de cozinha de cada país é guiado pela funcionalidade e influenciado pela cultura. Embora compartilhem algumas diretrizes sobre a disposição espacial, há disparidades marcantes entre as arquiteturas de cozinhas orientais e ocidentais.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 6 de 6
Hemlock House / Alexander Jermyn Architecture. Image © Jeremy Bitterman

As diferenças entre o design de cozinhas orientais e ocidentais são principalmente resultado de contrastes na culinária e nas práticas de cozimento. Tamanho, layout, técnicas de armazenamento e organização também são ditados pelas necessidades de cada culinária. Normas culturais em relação ao espaço, com gênero, socialização e higiene, se manifestam espacialmente nas cozinhas de cada país. Práticas arquitetônicas no Japão e nos Estados Unidos oferecem uma ideia mais clara desses contrastes.

A cozinha japonesa

Um país que se destaca globalmente pela sua singularidade no design de cozinhas é o Japão. O design tradicional de cozinhas japonesas é conhecido por sua simplicidade funcional, atenção aos detalhes e profunda conexão com a cultura do país e suas práticas culinárias. Elas tendem a ter um layout compacto, otimizando as tarefas numa área menor. O preparo e o armazenamento são centrados em ideias de minimalismo e eficiência. O espaço é organizado para minimizar movimentos desnecessários, muitas vezes empregando uma configuração em forma de corredor ou em forma de U. Muitas cozinhas tradicionais possuíam uma porta traseira separada que funcionava como uma entrada informal ou de serviço para entregas.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 3 de 6
A traditional Japanese kitchen. Image © Hu Totya

Como na maioria dos países asiáticos, o preparo de alimentos no Japão é feito na posição agachada ou sentada, o que influencia o desenho da cozinha. O uso de bancadas baixas permite que o cozinheiro se ajoelhe confortavelmente ao preparar alimentos, promovendo uma conexão mais próxima entre os membros da família, o alimento e o processo. As cozinhas tradicionais japonesas podem apresentar tatames e portas deslizantes que criam espaços flexíveis e adaptáveis.

As primeiras casas japonesas tinham cozinhas construídas separadamente da residência principal por motivos de segurança contra incêndios, cheiro e fumaça, além de concepções sociais relacionadas à privacidade. Durante os séculos XII e XIII, a cozinha foi gradualmente incorporada à casa em residências maiores, mantendo sua posição como um espaço isolado. Nas casas japonesas, a cozinha é frequentemente vista como um espaço funcional, em vez de uma área para socialização. Embora o preparo de alimentos fosse frequentemente uma atividade comunitária, ele não tinha muita relação com o restante da casa. Tendo em vista esse aspecto cultural, a arquitetura dá menos ênfase a cozinhas grandes para entretenimento ou para acomodar grandes grupos.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 4 de 6
The Island Kitchen Home / G architects studio. Image © Daisuke Shima

A cozinha dos EUA

A arquitetura das cozinhas americanas apresenta uma ampla variedade de características que evoluíram ao longo do tempo para atender às necessidades e aspirações dos proprietários. Os espaços eram originalmente cômodos para conter equipamentos e utensílios acionados manualmente. Durante os meses mais quentes, algumas residências utilizavam "cozinhas de verão", que eram estruturas separadas adjacentes à casa principal. Elas foram projetadas para manter a temperatura da casa principal enquanto as atividades relacionadas ao preparo de alimentos ocorriam.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 2 de 6
A traditional American Summer Kitchen. Image © Knoxville Museum of Art

A cultura culinária americana coloca uma forte ênfase no preparo e no entretenimento. As famílias gostam de preparar refeições elaboradas e receber encontros em suas casas. Consequentemente, é comum observar cozinhas mais espaçosas e acolhedoras no país, voltadas para a refeição coletiva. O tamanho maior da cozinha oferece mais espaço para acomodar eletrodomésticos, áreas de preparação de alimentos e armazenamento para equipamentos de cozinha, utensílios e ingredientes.

Em contraste com as cozinhas orientais, como no Japão, as cozinhas americanas geralmente são conectadas às áreas de jantar e estar. As cozinhas de planta aberta são um conceito popular, assim como a "ilha de cozinha". Frank Lloyd Wright acreditava que, se a cozinha fosse o "centro psicológico da casa", então uma ilha da cozinha seria o "coração interno" desse centro. O plano aberto e a ilha de cozinha expandiram as cozinhas em espaços multifuncionais que servem como um ponto central para socialização e entretenimento.

Para criar uma divisão ainda mais tênue entre a cozinha e as áreas de estar, recursos como o "recanto para o café da manhã" proporcionam áreas informais para refeições próximas à cozinha. Isso permite que a atividade de cozinhar se misture com outras tarefas domésticas, transformando-a em uma atividade de lazer e espaço.

Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA - Imagem 5 de 6
Paintbrush Residence / CLB Architects. Image © Matthew Millman

Conforme o mundo se torna mais interconectado e a tecnologia avança, as características antes distintas das cozinhas japonesas e americanas estão começando a convergir. Com o aumento da industrialização e automação, os projetos de cozinha estão se tornando mais padronizados, focando na eficiência e nos equipamentos contemporâneos. 

Essa convergência sugere que o futuro do design de cozinha pode priorizar conveniência e funcionalidade, diluindo a linha entre tradições culturais e abraçando os benefícios da inovação. Embora os aspectos culturais únicos das cozinhas japonesas e americanas possam ainda estar presentes, as semelhanças crescentes demonstram o impacto das influências globais e a natureza em evolução da arquitetura de cozinhas no século XXI.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Como a cultura molda a arquitetura das cozinhas: contrastes entre Japão e EUA" [How Culture Shapes Kitchens: Exploring Influences and Design Differences between Japan and the United States] 24 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001359/como-a-cultura-molda-a-arquitetura-das-cozinhas-contrastes-entre-japao-e-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.