Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023

O Pavilhão Nacional da Irlanda apresentará uma exposição intitulada Em busca de Hy-Brasil na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. O pavilhão tem como objetivo explorar diversas culturas, comunidades e experiências das ilhas remotas da Irlanda em busca de novas formas de habitar o mundo. Uma equipe de cinco arquitetos foi selecionada como curadores da exposição: Peter Carroll, Peter Cody, Elizabeth Hatz, Mary Laheen e Joseph Mackey. O pavilhão estará aberto ao público de 20 de maio a 26 de novembro de 2023. Posteriormente, a instalação percorrerá a Irlanda em 2024, trazendo vozes de locais periféricos para conversas sobre nosso futuro global.

Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 8Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 8Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 8Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 8Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 3

Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 8
Ilha Omey. Imagem © Kevin Griffin

Para desenvolver o tema, a equipe estudou as paisagens das ilhas de Inis Meáin (Inishmaan), Sceilg Mhicíl (Skellig Michael) e Cliara (Clare Island) por meio de desenhos, levantamentos, filmes, sons, modelos, mapeamento e história. A exposição resultante tem como objetivo criar uma experiência imersiva, baseada nas conexões entre o tecido social, a paisagem cultural e a ecologia dessas ilhas. A instalação também destaca fontes de energia renovável, produção ética de alimentos e biodiversidade no contexto dos métodos de sustentabilidade das ilhas. Grandes lajes de calcário das ilhas e do fundo do oceano relacionado estarão em exibição, juntamente com uma série de exposições táteis.

Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 8
Modelo de cerâmica do Mosteiro e Ermida de Sceilg Mhicíl. Imagem © Peter Cody

Leia para descobrir a declaração do comunicado de imprensa oficial.

A atual ordem mundial de expansão interminável, extração e exploração acabou. Todas as evidências confirmam que essa abordagem não está de acordo com nossas necessidades humanas diárias ou com a vida do planeta. Para transformar formas obsoletas de viver, devemos descolonizar nossas mentes e reconfigurar novas maneiras de habitar o mundo. Conforme viajamos pelos fios tangíveis e intangíveis de nossas ilhas, encontrando o esquecido, o remoto, o negligenciado e o ainda desconhecido, somos levados a novas vistas. Encontros viscerais são a semente, raiz e ramo de novas histórias.

Respondendo ao tema O Laboratório do Futuro, selecionado pela curadora da Biennale Architettura 2023, Lesley Lokko, a exposição do Pavilhão da Irlanda, Em Busca de Hy-Brasil, apresentará trabalho de campo das ilhas remotas da Irlanda, investigando suas diversas culturas, comunidades e experiências. O Pavilhão tem sua curadoria feita por uma equipe de cinco arquitetos: Peter Carroll, Peter Cody, Elizabeth Hatz, Mary Laheen e Joseph Mackey. A Irlanda em Veneza, a participação da Irlanda na Exposição Internacional de Arte e Arquitetura da La Biennale di Venezia, é uma iniciativa do Culture Ireland em parceria com o Arts Council.

Na Irlanda, mito, linguagem e paisagem permanecem intrinsecamente ligados. A língua irlandesa preserva as ressonâncias profundas que existem entre a humanidade e o mundo natural. Hy-Brasil é uma ilha mítica do Atlântico que incorpora a possibilidade de imaginar a ilha da Irlanda e seu território oceânico.

Os curadores estudaram as paisagens das ilhas de Inis Meáin (Inishmaan), o Patrimônio Mundial da UNESCO, Sceilg Mhicíl (Skellig Michael) e Cliara (Clare Island) por meio de desenhos, levantamentos, filmes, sons, modelos, mapeamento e história. A instalação oferecerá uma experiência imersiva que estabelece conexões entre o tecido social, a paisagem cultural e a ecologia dessas ilhas, mudando entre o global e o local, o territorial e o íntimo.

Para conscientizar sobre a gestão de recursos dos habitantes das ilhas e o equilíbrio delicado entre cultura e natureza, a instalação se concentrará em energia renovável, produção ética de alimentos e biodiversidade, capturando os métodos de sustentabilidade das ilhas por meio de desenhos, modelos, filmes, sons, escrita e linguagem.

Para destacar o ciclo natural dos ritmos circadianos e o impacto prejudicial da poluição luminosa, enquanto imita as condições naturais nas ilhas, a luz natural será usada em toda a instalação como a principal fonte de iluminação.

Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 8
Sistema de Campo Inishmaan. Imagem © Peter Cody
Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 6 de 8
Sistema de Campo Inishmaan. Imagem © Peter Cody

Convidamos você a seguir a cobertura abrangente da ArchDaily da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023: O Laboratório do Futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão da Irlanda explora a resiliência de suas ilhas remotas na Bienal de Veneza 2023" [Learning Resilience: The Irish Pavilion Explores the Culture of Remote Islands at the 2023 Venice Architecture Biennale] 15 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000701/pavilhao-da-irlanda-explora-a-resiliencia-de-suas-ilhas-remotas-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.