Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos

Seja com a paisagem e a natureza do entorno de um terreno, ou com os desejos e necessidades de seus clientes, para o arquiteto paulista Gui Mattos, a elaboração de um projeto arquitetônico é sempre um processo de diálogos e trocas, construído em conjunto a uma série de outros elementos. Formado em 1986 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAU Santos), ele lidera, desde 1987, o escritório de arquitetura que leva seu nome e que hoje conta com mais de 40 colaboradores.

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 2 de 12Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 3 de 12Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 4 de 12Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 5 de 12Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Mais Imagens+ 7

Gui Mattos começou sua trajetória profissional em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, debruçando-se especialmente sobre projetos residenciais. De antemão, coloca que sempre buscou respeitar o ambiente e suas características, tentando intervir o mínimo possível nos terrenos e na vegetação existente, de modo que a arquitetura se apresente sem grandes interferências e faça parte de uma composição maior. Em entrevista, o arquiteto também conta que sempre se preocupou em entender os materiais e processos construtivos de seus projetos, em suas características e especificidades, participando dos canteiros de obra e dialogando com a equipe sobre as soluções adotadas.

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 9 de 12
Residência Conchas © Leonardo Finotti

Essa experiência no início de sua carreira foi importante para o desenvolvimento e amadurecimento de diversas estratégias projetuais e construtivas que levaria consigo ao abrir seu escritório na capital paulista. É possível vislumbrar, a partir de seus projetos, muito de sua relação com a natureza como o uso da luz, espaços integrados, o enaltecimento da paisagem e suas conexões com os ambientes e a valorização dos materiais que, ao seu ver, refletem diferentes sensações e são capazes de promover experiências distintas nos espaços. 

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 10 de 12
Praia da Grama © Maíra Acayaba

Para Gui Mattos, cada projeto é único e "cada casa é um caso". O arquiteto ressalta a importância do diálogo e da troca com os clientes durante o processo de desenvolvimento projetual, não somente para que eles estejam a par e compreendendo o projeto e suas diretrizes, mas também para que o profissional entenda e conheça suas necessidades, memórias e gostos, apresentando-lhes possibilidades e soluções que se harmonizem com seus desejos. Essa troca e escuta, com a natureza, com os materiais e soluções escolhidas, e também com os clientes, faz com que cada projeto seu seja fundamentalmente único.

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 12 de 12
Cortesia de Docol

Às vezes, numa frase dita, há um elemento que pode virar arquitetura. Nos aproximamos do cliente para entender, não chegamos com algo pronto. — Gui Mattos

Ao longo dos mais de trinta anos do escritório, seu portfólio reuniu tipologias diversas, de projetos residenciais, imobiliários e corporativos até a escala do objeto, quando assinou, em 2019, uma torneira em parceria com a empresa Docol. Reveja alguns de seus projetos, a seguir:

Residência Itamambuca / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 6 de 12
Residência Itamambuca © Nelson Kon

Residência Conchas / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 4 de 12
Residência Conchas © Leonardo Finotti

Residência ALL / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 3 de 12
Residência ALL © Carolina Lacaz

Residência Pátio / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 7 de 12
Residência Pátio © Carolina Lacaz

Residência Guaecá / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 8 de 12
Residência Guaecá © Fran Parente

Residências da Mata / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 5 de 12
Residências da Mata © Leonardo Finotti

Praia da Grama / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 2 de 12
Praia da Grama © Maíra Acayaba

Edifício UNE / Gui Mattos

Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos - Imagem 11 de 12
Edifício UNE © Fernando Guerra

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Construir junto: conhecendo a obra de Gui Mattos" 27 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000637/construir-junto-conhecendo-a-obra-de-gui-mattos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.