V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP)

V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP), que intitulámos de Proximidades Distantes, ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de Dezembro de 2023, em Brasília.

O hiato temporal decorrente da realização do último seminário, em Belo Horizonte, em muito se deve à crise pandémica que afligiu o planeta nos últimos dois anos. Hoje, já com a premissa de superação desse período, as limitações transformam-se em bases sólidas de investigação. Este seminário é o mote oportuno para reduzirmos as distâncias que, forçosamente, fomos obrigados a criar, apostando num evento que se quer presencial. As atividades nas áreas científicas envolvidas, nomeadamente a arquitetura, o urbanismo, o ensino e a sua prática, devem capacitar-nos a perfilar um futuro mais Humano, mais Sustentável e mais Igualitário. Tais práticas articulam-se em perfeita consonância com as temáticas emergentes e específicas de países com interesses e problemas comuns, unidos por uma língua franca.

O Programa do Seminário prevê conferências magistrais proferidas por convidados nacionais e estrangeiros, mesas redondas, assim como a apresentação das comunicações aprovadas. Estão ainda previstos workshops para docentes e alunos e o lançamento da publicação que contém as comunicações apresentadas. A organização está a cargo da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa (AEAULP), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) e do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
Os eixos temáticos são:

- A Cidade numa Sociedade Pós-Pandêmica;

- As Novas Mobilidades;

- Turismo e Paisagem;

- Património Urbano e Arquitetura;

-Sustentabilidade e Tecnologia;

- Catástrofes, Conflitos e Reconstrução;

- Democracia e a Crise da Habitação;

- Transversalidades e Contaminações na Lusofonia;

- Arquitetura como Afirmação Cultural;

- O Papel da Teoria e da Crítica da Arquitetura.Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por professores e investigadores das escolas associadas da AEAULP, e utilizará o método de  blind-peer review e aplicando os critérios definidos no site do evento pela Comissão Organizadora. Após o seminário, os melhores trabalhos serão publicados em revista indexada Taylor & Francis.

A chamada de trabalhos encontra-se aberta até 28 de maio por meio do link www.aeaulp.com/proximidades/

Participe! Esperamos você em Brasília.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP)" 08 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000602/v-seminario-internacional-da-academia-de-escolas-de-arquitetura-e-urbanismo-de-lingua-portuguesa-aeaulp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.