O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. OMA vence o concurso para um arranha-céu na China

OMA vence o concurso para um arranha-céu na China

OMA vence o concurso para um arranha-céu na China
Essence Financial Building © OMA
Essence Financial Building © OMA

O escritório OMA venceu o concurso para o edifício Essence Financial em Shenzhen, na China. Liderado pelos sócios David Gianotten e Rem Koolhaas, o projeto do escritório superou outras quatro propostas internacionais e chinesas. 

O arranha-céu será o segundo do OMA na cidade (o primeiro foi o Shenzhen Stock Exchange, que será concluído em Abril deste ano). Ao desafiar as convenções usuais aplicadas em torres corporativas (bem como planta com núcleo central e sistemas de fachadas de vidro), o OMA espera que seus projetos incentivem, de certa forma, uma "nova geração" de edifícios corporativos na cidade.

Como David Gianotten comentou em the Press Release: "OMA está entusiasmado com a participação contínua no desenvolvimento de Shenzhen, especialmente enquanto a cidade está fazendo sua mais nova evolução: de uma cidade manufatureira para uma rede de serviços. Esta próxima geração de urbanismo clama por uma nova forma de torres corporativas dentre as quais a Essence Financial poderia ser um exemplo".  

Saiba mais sobre o edifício Essence Financial, após o intervalo... 

Essence Financial Building Skydeck View © OMA
Essence Financial Building Skydeck View © OMA

Comunicado à imprensa do OMA: O edifício Essence Financial desloca seu núcleo para o limite de sua laje plana, resultando em plantas menos obstruídas que permitem uma maior variedade de configurações para os escritórios - e assim para estilos de trabalho - solucionando as demandas do setor de serviços contemporâneos. Conexões diretas e adicionais entre os pavimentos podem ser criadas para responder aos contatos visuais e físicos necessários entre os departamentos. Este edifício racionaliza os programas em volumes únicos, que são então manobrados para criar formas distintas, bem como uma plataforma que tem vista para o clube de golf de Shenzhen e espaços recreativos sombreados para seus funcionários.

Essence Financial Building © OMA
Essence Financial Building © OMA

A fachada do edifício é uma tradução arquitetônica dos diagramas de ganho solar, bem como uma resposta às visuais proporcionadas de cada lado da torre. Cada fachada assume então um padrão diferente e único. As fachadas leste e oeste são mais resguardadas devido à incidência do sol. Já a fachada sul aberturas em "L", as quais variam gradualmente em resposta à luz solar, enquanto a fachada norte se abre em direção à Fuhua First Road.  

O projeto foi desenvolvido em parceria com SADI, YRG, SWA, Inhabit e AECOM.

Via OMAArchitizer  

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Quirk, Vanessa. "OMA vence o concurso para um arranha-céu na China" [OMA Wins Skyscraper Competition in China] 07 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96331/oma-vence-o-concurso-para-um-arranha-ceu-na-china> ISSN 0719-8906