O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paris devolverá a orla do Sena aos pedestres

Paris devolverá a orla do Sena aos pedestres

Paris devolverá a orla do Sena aos pedestres
Paris devolverá a orla do Sena aos pedestres, Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

A percepção sobre o automóvel tem mudado drasticamente no mundo, se distanciando cada vez mais da veneração que se fazia dele nos anos 60. Nesta corrente se encontra a decisão tomada por Paris de devolver a orla do rio Sena ao pedestres e ciclistas.

Em 1967 George Pompidou inaugurou um caminho de veículos junto ao rio mais emblemático da França sob o lema “Paris tem que se adaptar ao automóvel”, que foi visto como um grande avanço pois esta via rápida permitia se deslocar em pouco tempo de leste a oeste da cidade.

A partir do próximo mês, um projeto de inicialmente 1km chamará a atenção para essa mesma via e dará lugar a passeios de pedestres, ciclovias, bares e cafés. Após esta primeira etapa, em abril do próximo ano será iniciada o estágio que conclui os 2,5 km livres de automóveis entre o Museu d’Orsay e a Pont de l’Alma, que conta com um parque, passeios de pedestres, jardins botânicos flutuantes, mercados de flores nas barcas, quadras esportivas, restaurantes e, talvez, um arquipélago de ilhas artificiais.

Esta é outra iniciativa do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, para devolver a cidade aos pedestres e ciclistas, que pretende ser lembrado como o homem que acabou com a veneração ao automóvel. Além deste projeto, existem outros impulsionados por ele, como a ampliação da rede de ciclovias e o plano a curto prazo de aluguel de bicicletas e automóveis públicos.

A idéia de limitar os automóveis nas orlas do Sena já havia iniciado, de alguma forma, com o projeto Paris Plages, cada ano uma “praia urbana” ao longo do Sena, que consiste em fechar, durante um mês do verão, a rua para transformá-la em uma praia articicial.

Apesar do projeto de devolver a orla do Sena aos pedestres já ter sido aceita e começar no próximo mês, muitos obstáculos apareceram no caminho, sobretudo entre os opositores que afirmam que isto fará como que a quantidade de lixo aumente consideravelmente. Contudo, a estratégia de liberar a orla para os pedestres já é aplaudida por muitos outros.

Sobre este autor
Romullo Baratto Fontenelle
Autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Paris devolverá a orla do Sena aos pedestres" 21 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75797/paris-devolvera-a-orla-do-sena-aos-pedestres> ISSN 0719-8906