O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Aplicativos para arquitetos: Morpholio Trace

Aplicativos para arquitetos: Morpholio Trace

Aplicativos para arquitetos: Morpholio Trace
Aplicativos para arquitetos:  Morpholio Trace, Croquis baseado no logotipo AD, cortesia de Mark Collins
Croquis baseado no logotipo AD, cortesia de Mark Collins

 

Morpholio Trace é  uma nova ferramenta  de trabalho que trouxe até as telas  touch o papel manteiga.  O aplicativo, desenvolvido por nossos amigos do Projeto Morpholio, permite desenhar em cima de imagens (importadas de sua câmera iPad ou outras fontes), como se você estivesse usando papel vegetal.

Um menu dobrável fornece-lhe um conjunto básico de ferramentas (adicionar mais camadas, escolha duas cores, três larguras, et c), que permitem revisar e elaborar um brom croquis de projeto. Minimalismo funcional que não é freqüentemente encontrado em muitos aplicativos, relacionado à formação arquitetônica.

Cortesia de Morpholio

Testamos o aplicativo, que está disponível na App Store, e foi muito fácil de usar. Utilizamos  uma caneta de desenho Pogo Sketch pen,  uma foto e  colocamos um “papel vegetal” em cima dela, e alguns esboços em diferentes camadas  e depois era só enviar por email. O aplicativo não irá substituir o velho e bom papel, mas sim ampliar suas funções e torná-lo mais participativo.

Cortesia de Morpholio

O novo aplicativo Trace  é uma evolução na etapa de desenvolvimento de ideias, na comunicação e possibilita liberdade de pensamento dentro da comunidade global de designers e criadores.

O Projeto Morpholio anuncia hoje o lançamento de seu segundo aplicativo, simplesmente chamado de “Trace”. O app explora o papel da tecnologia na fase conceitual do processo de design propondo uma versão digital do clássico papelmanteiga, e assim buscando comunicação e colaboração com a comunidade global de design.

Croquis feito sobree uma foto do Museu Britânico feita previamente

Trace, essencial para qualquer processo de design ou de criação, permite usuários a instantaneamente desenhar no topo de imagens importadas ou padrões de fundo de tela, preenchendo camada sobre camada com comentários ou ideias para gerar croquis instantâneos que sejam fáceis de circular.

O diferencial de Trace é visível por dois pontos principais. Um é a comunicação, pela qual o usuário pode simplesmente traçar sobre algo a fim de compartilhar informação rapidamente, de maneira inteligente e gráfica. O segundo é pela exploração de uma ideia, “Você está se conectando a um loop recursivo, pois você está construindo uma ideia iterativamente, revisando ela diversas vezes”, segundo o co-criador Mark Collins. Ambos os pontos são cruciais para qualquer processo de design e permitem que comunidades criativas mantenham o pensamento conceitual assim como uma avaliação crítica por todo o processo de design.

Croquis cortesia de Ahmed

Criado por arquitetos, Trace trata de um número de questões tais como a cultura de proliferação dos gadgets,  as redes sociais, computação na nuvem e como elas estão mudando a maneira pela qual designers trabalham e se comunicam diariamente. Foi previsto que em 2020 haverão 50 bilhões de conexões à internet no globo, o equivalente a 7 equipamentos por pessoa. É crucial que experimentos e pesquisa sejam desenvolvidos para criar ferramentas que lidem com o poder desses equipamentos em rede e que façam com que eles trabalhem especificamente para o campo de design e de criação considerando a rápida evolução dessa área.

Cortesia de Morpholio

Processos testados no tempo + Novas tecnologias

Que tal a origem de uma ideia? Como organizamos pensamentos para criar um fluxo de trabalho produtivo? Como usamos a memória para destilar as decisões mais importantes? Aqueles que usam papel sabem que os desenhos feitos são únicos de diversas maneiras. ” A camada de papel literalmente age como um cérebro”, diz Collins, “Ela permite você relembrar (re-desenhando) e esquecer (adicionando novas camadas).” “Esses croquis devem às multiplas camadas de pensamentos da onde eles evoluíram, e inerentimente se tornam um desenho que apresenta a soma das ideias mais importantes.” afirma o co-criador Jeffrey Kenoff. ” Para qualquer profissional da criação, desenhar no Trace é um ato diferente, servindo de ferramenta para a geração de ideias, comunicação e pemitindo-o  pensar livremente.”

Croquis cortesia de Morpholio

Outras evoluções na cultura do Design

No mundo arquitetônico, Trace pode ser visto como um antídoto às ferramentas de modelagem 3D hegemônicas, como design paramétrico e BIM (Building Information Modeling). A facilidade de criar modelos automatizados ou baseados em informações pode levar a ignorar passos cruciais do processo de concepção, particularmente quando este obriga a ser muito específico em um estágio muito preliminar. Ferramentas de projeto deveriam desinibir permitindo liberdade e flexibilidade – algo que a maioria das ferramentas CAD poderia evoluir. É um objetivo do Projeto Morpholio fazer softwares que permitam a exploração e expandam as possibilidades criativas do cérebro, mantendo constantemente os diversos fluxos de regeneração. “A ênfase é em processos de design que sejam reflexivos e conceituais ao invés de apenas iterativos”, de acordo com a co-criadora Anna Kenoff. Trace afirma que é valioso e importante capturar imagens de programas CAD, desenhar sobre elas, analisar a intenção, conceito, diagrama e trazer essas informações novamente ao processos. ” Enquanto um programa BIM otimiza a produção, o software Trace é sobre auxiliar e evoluir o processo de projeto tradicional explorando novas relações entre cérebro, mãos e tecnologia”, afirma o co-criador Toru Hasegawa.

Croquis cortesia de Javier Galindo

Como Trace funciona

O app Trace é maravilhosamente simples, inteligentemente clean e familiar com seu fundo de tela amarelo canário. Ele começa com uma página para croquizar e permite uma série de possíveis auxílios para desenhar sobre, como padrões, fotos, ou qualquer imagem vinda da nuvem. Da primeira linha, ele permite acesso sem esforços a uma variedade de funções simples. A função chave é “New Trace Layer”, que permite ao usuário  guardar o croqui atual e adicionar uma nova folha, e outra, e outra até a ideia ou o croqui chegar ao seu estágio final. ” Traçar sobre alguma coisa é absolutamente a fundação do programa”, segundo Hasegawa, ” Camadas de papel riscado não é o mesmo que os “layers” no Photoshop ou alguma outra ferramenta. Aqui, se está empilhando ideias, em oposição a organizando arquivos.”

Croquis cortesia de James Kehl

Além de Trace permitir a construção de uma ideia, o aplicativo simplifica muitas formas de retroalimentação no processo de design. O software propõe juntar informações como condições de campo, fotos da construção, contratos, ou qualquer outra imagem e simplificar o processo de edição, comentários e comunicação instantâneamente em croquis com a eficiência que palavras sozinhas não alcançariam. Trace também será integrado com o app “Morpholio”, uma plataforma interativa baseada no modelo de portfolio para apresentar, compartilhar e criticar imagens. A inovadora função “Eye Time”, do Morpholio, proporciona inestimáveis opiniões da comunidade global de designers nas várias áreas públicas: Crit, Pinup e Community. Trace expande a noção do Morpholio de que comentários e críticas da comunidade global de designers são as mais inestimáveis e produtivas fontes para designers, e propõe que este é um processo crucial na era da computação na nuvem.

Baixe Morpholio na App Store (iPad)

 

 

 

Cita: Joanna Helm. "Aplicativos para arquitetos: Morpholio Trace" 25 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/72420/aplicativos-para-arquitetos-morpholio-trace> ISSN 0719-8906