O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Abrigo Urbano / Gabriela Gomes

Abrigo Urbano / Gabriela Gomes

Abrigo Urbano / Gabriela Gomes
Abrigo Urbano / Gabriela Gomes, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado

Projetado por Gabriela Gomes, o Abrigo GG traz para o espaço público um objeto escultórico que pode ser usado como um espaço de convivência. Gabriela propõe a criação de um módulo habitável, convidando o público a descansar dentro de uma escultura instalada na cidade. Fotografada por João Morgado, esse projeto é uma manifestação artística que proporciona uma experiência inovadora e inesperada como um espaço de estar, associada a soluções eco sustentáveis e de mobilidade. Mais imagens e a descrição da autora abaixo.

© João Morgado

Este módulo terá um quarto duplo com um banheiro integrado, garantindo conforto e privacidade aos usuários. A parte estética não pode ser esquecida e é um dos aspectos mais fortes do projeto. É um objeto experimental que combina escultura, design e arquitetura, desafiando novas experiências com o espaço e questionando as relações entre a fruição artística e as questões habitacionais. Portanto, o Abrigo GG reúne conceitos plásticos com funcionalidade e sustentabilidade a partir de um único espaço, algo como um “casulo-quarto”.

Planta

Na sua construção e funcionamento, podem ser vistas as preocupações ambientais que movem o projeto, principalmente: a sustentabilidade, ao serem usados materiais não-poluentes e recicláveis (OSB-Oriented Strand Board- painel estrutural composto por lascas de madeira; Cork Thermal – isolamento acústico e anti-vibrações; Cork wall- cortiça projetada na parede); e com o projeto energético eco-eficiente, que usa energia solar e iluminação de LED.

Corte

A mobilidade, associada à função temporária da instalação, transforma-a em um “objeto itinerante”. Em uma primeira fase será instalada e exibida em Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no entanto, a facilidade em deslocar a peça permitirá que esta vá para outros locais, sem a necessidade de uma grande infra-estrutura.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gabriela Gomes
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Guimarães, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Gabriela Gomes
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Abrigo Urbano / Gabriela Gomes" 31 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/67865/abrigo-urbano-gabriela-gomes> ISSN 0719-8906