O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A luz é para todos: Little Sun / Olafur Eliasson

A luz é para todos: Little Sun / Olafur Eliasson

A luz é para todos: Little Sun / Olafur Eliasson
A luz é para todos: Little Sun / Olafur Eliasson, ©Michael Tsegaye
©Michael Tsegaye

Um dos artistas de iluminação mais reconhecidos no mundo, o dinamarquês Olafur Eliasson elaborou junto ao engenheiro Frederik Ottesen, uma lâmpada de energia solar – Little Sun (pequeno sol) – que busca mudar a vida de muita gente por todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento econômico (1.6 bilhões de pessoas) que se vem limitados ao acesso de uma boa fonte de luz. Mais informações a seguir.

Via LittleSun.com

As vantagens principais de Little Sun são:
1)     Não produz poluentes;
2)     Proporciona uma iluminação superior e mais consistente para comércios que utilizam lamparinas de querosene para que possam permanecer abertos durante as noites;
3)     Pode atenuar 90% da luz de uma lamparina de querosene da qual qualquer família ou comércio com poucos recursos necessita.

“A luz é para todos – determina o que fazemos e como o fazemos. Sempre procurei que a luz fosse além da iluminação das coisas e desde a algum tempo, quis fazer algo que utilizasse a luz de um modo mais ambicioso e que se integre ao mundo.” – Eliasson.

©Olafur Eliasson

Até agora, as obras de Eliasson tem tido uma audiência local, seja mediante exposições em museus, instalações temporais, ou projetos de iluminação na arquitetura. É emocionante ver que desta vez, Eliasson se engaja em uma discussão global e contribui mediante a arte da luz. Sendo um homem com uma larga trajetória na indústria da iluminação, se espera que a iniciativa Little Sun tenha um impacto sério sobre o que significa a luz na vida cotidiana do trabalhador, estudante, ou dona de casa com baixos recursos. Resumindo – a vida e a luz são na realidade inseparáveis -  segundo as poderosas palavras de Eliasson.

©Tomas Gislason

De 28 de julho a 23 de setembro de 2012  no Tate Modern, em Londres, as pessoas serão convidadas a participar da “Tate Blackouts” (apagões) aos sábados a noite depois do horário usual do museu. Durante duas horas, as luzes se apagarão e os visitantes poderão ver as obras de arte nas galerias dedicadas a coleção surrealista do museu, usando unicamente a luz das lâmpadas Little Sun. Aqui abaixo uma pequena mostra de como será a experiência do Blackout:

Olafur Eliasson: Little Sun from Studio Olafur Eliasson on Vimeo.

Sobre este autor
Leonardo Márquez
Autor
Cita: Leonardo Márquez. "A luz é para todos: Little Sun / Olafur Eliasson" 26 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/66824/a-luz-e-para-todos-little-sun-olafur-eliasson> ISSN 0719-8906