O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: “O Escritor Fantasma"

Cinema e Arquitetura: “O Escritor Fantasma"

Cinema e Arquitetura: “O Escritor Fantasma"
Cinema e Arquitetura: “O Escritor Fantasma",  “O Escritor Fantasma" - Polanski
“O Escritor Fantasma" - Polanski

O filme de Polanski foi filmado grande parte no interior de uma magnífica edificação localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, mas em realidade corresponde à Ilha de  Sylt na Alemanha. Nao sabemos de quem é o projeto, o mais intrigante é uma imagem mostrando que aparentemente o exterior do projeto é apenas um set cenográfico. Talvez apenas para proteger a privacidade dos habitantes reais da casa, ou talvez os interiores também foram preparados como cenários para o filme. De qualquer maneira, vale a pena apreciar desfrutar de espaços em que se desenvolve este thriller, deixando de lado a questão específica que alguns podem gostar ou não.

Cartaz do Filme- “O Escritor Fantasma”

Ewan McGregor interpreta esse personagem, sem assinatura, que assume uma tarefa interrompida por seu antecessor: escrever as memórias de um poderoso ex-primeiro-ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan), agora em retiro em uma ilha na costa norte-americana. Sem emprego, o escritor aceita a oferta, bastante tentadora do ponto de vista financeiro. E viaja aos Estados Unidos para conhecer o manuscrito inacabado e entrevistar o ex-primeiro-ministro.

“O Escritor Fantasma” – Polanski

O filme faz algumas referências bem reais – Adam Lang (Pierce Brosnan) é clara alusão a Tony Blair, o ex-primeiro-ministro que envolveu seu país na invasão do Iraque. A sombra de uma guerra causada por interesses econômicos inconfessáveis, insinuações de corrupção entre homens poderosos e todo um maquinismo político que se vale e aniquila pessoas comuns são vistos na contraluz desse filme poderoso.

“O Escritor Fantasma” – Polanski

No entanto, um dia depois de chegar, um antigo ministro britânico acusa Lang de autorizar a captura ilegal de suspeitos de terrorismo e entregá-los à CIA para que os torturem, atos que são considerados crimes de guerra. A polêmica traz repórteres e manifestantes à  ilha onde Lang está hospedado com sua esposa, Ruth (Olivia Williams) e sua assistente pessoal, Amelia Bly (Kim Cattrall).

“O Escritor Fantasma” – Polanski

Como nos melhores filmes de Polanski, o domínio do clima e da tensão é total. McGregor mergulha no ambiente isolado onde fica o escritório e bunker de Lang, uma espécie de microcosmo depurado que, aos poucos, vai assumindo uma condição onírica. Ou melhor: de um pesadelo do qual ele não consegue acordar.

“O Escritor Fantasma” – Polanski

Sem dúvida um dos maiores acertos de Polanski é construir um filme que se utiliza do espaço cênico de maneira impressionante, criando uma arquitetura precisa nas interações entre os personagens com o controle de um ambiente-cenário um tanto restrito, no qual as tensões circulam, se condensam e explodem inusitadamente.

Polanski e McGregor – “O Escritor Fantasma”

Veja o trailer abaixo:

FICHA TÉCNICA

Título Original: The Ghost Writer

Ano: 2010

Duração: 128 min.

Origem: França, Alemanha, Inglaterra

Diretor: Roman Polanski

Escritor: Roman Polanski, Robert Harris

Trilha Sonora: Alexandre Desplat

Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Olivia Williams, Kim Cattrall, Tom Wilkinson, Timothy Hutton, James Belushi, Eli Wallach

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Cinema e Arquitetura: “O Escritor Fantasma"" 24 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/66770/cinema-e-arquitetura-o-escritor-fantasma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.