O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sede CCTV / OMA

Sede CCTV / OMA

Sede CCTV / OMA
Sede CCTV / OMA, CCTV/OMA © Iwan Baan
CCTV/OMA © Iwan Baan

Na quarta-feira passada, OMA participou da cerimônia oficial da conclusão da construção para a Sede da China Central Television (CCTV) em Pequim, que começará a ser utilizada ainda neste ano. Projetada pelo OMA, uma reinvenção dos arranha-céus como um laço, a construção do edifício foi iniciada em 2004. Com aproximadamente 473.000m², CCTV – acomodando estúdios de TV, escritórios, broadcasting e equipamentos de produção – é o maior projeto já criado pelo OMA e seu primeiro grande edifício na China.

CCTV/OMA © Iwan Baan

CCTV desafia a busca típica dos arranha-céus por uma grandiosa altura. Levantando-se de uma plataforma comum, duas torres inclinam-se uma para a outra e, eventualmente, fundem-se numa direção perpendicular, um balanço de 75 metros. O projeto combina todo o processo de “fazer TV” – anteriormente disperso em vários locais da cidade – num vínculo de atividade interconectadas.

CCTV/OMA © Iwan Baan

A estrutura da sede da CCTV, e as forças em ação dentro dela, é visível em sua fachada: uma rede de diagonais que se torna densa em áreas de maior carregamento e mais flexíveis e abertas em áreas que exigem menores apoios. A fachada se torna uma manifestação visual da estrutura do edifício.

CCTV/OMA © Iwan Baan

Rem Koolhaas comentou: “Estou muito feliz, depois de anos de colaboração intensa, o prédio da CCTV irá em breve começar a desempenhar seu papel da forma que foi planejado”.

CCTV/OMA © Iwan Baan

O projeto CCTV foi liderado pelo OMA / Rem Koolhaas, o ex-parceiro do OMA, Ole Scheeren (até 2010), o parceiro do OMA David Gianotten e o gerente do projeto Dongmei Yao numa colaboração muito próxima com os parceiros Shohei Shigematsu, Ellen van Loon e Victor van der Chijs. A equipe de projeto consistiu nos arquitetos: Anu Leinonen, Charles Berman e Adrianne Fishe juntos de uma equipe com mais de 100 arquitetos do OMA.

CCTV/OMA © Iwan Baan

O projeto estrutural e MEP foram fornecidos por Cecil Balmond e Arup, enquanto ECADI (East China Architectural Design & Research Institute) funcionou com o Instituto de Projeto Local. Os consultores do projeto incluem Front INC, Inside/Outside, DHV, DMJMH+N, Lerch Bates & Associates, LPA, Sandy Brown Associates e Romano Gatland NY.

CCTV/OMA © Philippe Ruault

Arquitetos: OMA
Localização: Pequim, China
Área de Projeto: 473,000 m²
Ano do Projeto: 2012

Fotografias: OMA, Iwan Baan, Jim Gourley, Philippe Ruault

CCTV/OMA © Philippe Ruault

 

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Sede CCTV / OMA" 21 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/49870/sede-cctv-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.