O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cañadas Parque / Abis Arquitectura

Cañadas Parque / Abis Arquitectura

Cañadas Parque / Abis Arquitectura
Cañadas Parque / Abis Arquitectura, © David Frutos
© David Frutos

O projeto começou com um concurso de ideias realizado pele Prefeitura em colaboração com os Ministérios de Planejamento e o de Administração Pública de Murcia.

© David Frutos

A pequena cidade Pliego está no noroeste da região de Murcia, 42 quilômetros da cidade de Murcia. A principal fonte da economia da cidade é o cultivo de, principalmente, damascos (conhecidos pelo sabor e qualidade nos mercados exteriores), pêssegos, amêndoas e vinhas.

© David Frutos

A cidade tem uma trama urbana característica das fazendas islâmicas. Como resultado temos um urbano sinuoso e desorganizado, cuja logica está baseada em sua própria base orográfica, adaptando-se à encosta da montanha.

© David Frutos

A área está na parte mais alta de Pliego, entre o distrito urbano da cidade e o Parque Nacional Sierra Espuña.  A proposta não pretende ser o limite da cidade, ela tenta ligar as nova áreas de crescimento com o Parque Nacional.

© David Frutos

A área é formada por dois vales próximos da montanha. Esses dois vales rodeiam um pequeno monte que parece se mover para a trama urbana, criando uma bela vista da cidade com o vale de pano de fundo.

© David Frutos

A fim de integrar o sistema  pretenderam criar um parque urbano, que gera diferentes atividades complementem as ofertas de lazer à cidade e as vizinhas. A geometria do terreno nos permite a implantação de um programa duplo com atividades culturais e atividades esportivas, explorando o terraço natural da área.

© David Frutos

O clima da área torna-se uma ferramenta essencial para o sucesso e bom funcionamento do programa, já que muitas atividades devem ser realizadas ao ar livre. O estar naturalmente formado pelos vales parece pedir o anfiteatro ao ar livre, com uma capacidade para 1000 pessoas.

© David Frutos

Existem diferentes áreas integradas no parque, muitas delas para a prática de esportes e jogos, o que oferecem uma grande variedade de atividades para as pessoas de diferentes idades. A ideia do programa e da nova proposta combinam dois espaços em um, que é intercalado por espaços verdes, como um jardim botânico com a maioria das espécies da área: plantas aromáticas (lavanda, alecrim, tomilho e outros).

© David Frutos

Todas essas típicas espécies da floresta Mediterrânea recriam sensações visuais e olfativas que permeia e envolvem o parque, relembrando o visitante das montanhas da área. Graças a essas espécies, que requerem uma manutenção inexpressiva e um limite de uso de água, pudemos reduzir o custo de manutenção do parque.

© David Frutos

Esse parque era uma área vazia e sem vida e foi restaurado para ser usado pelos cidadãos e visitantes de Pliego. Esse novo espaço oferece atividades de lazer e encoraja as relações pessoais em um lugar onde antes não havia nada.

© David Frutos

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Abis Arquitectura
  2. Grupo de projeto: Rafael Landete Pascual, Angel Benigno González Avilés, María Isabel Pérez Millán, Emilio Cortés Saura

 

Informação Complementar:

  1. Construtora: Etosa – Electrisur C. Pliego U.T.E.

 

  1. Clientes: Prefeitura de Pliego, Minitério de Planejamento, Ministério da Administração Pública de Murcia.
  2. Custo: 1,238,583€

Cita: Marina de Holanda. "Cañadas Parque / Abis Arquitectura" 03 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/46699/canadas-parque-abis-arquitectura> ISSN 0719-8906