O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Prefeitura de São Paulo testa modelo de NY na Barra Funda

Prefeitura de São Paulo testa modelo de NY na Barra Funda

Prefeitura de São Paulo testa modelo de NY na Barra Funda
Prefeitura de São Paulo testa modelo de NY na Barra Funda, Via ellortbarrafunda
Via ellortbarrafunda

A Prefeitura de São Paulo lançou na semana passada, a consulta pública do projeto-piloto que vai testar um modelo de moradia mista no centro da capital. O conceito é reunir, no mesmo prédio, apartamentos destinados à classe média e à habitação popular, nos moldes do sistema aplicado em cidades como Nova York, nos Estados Unidos. Na prática, trata-se de um novo formato de aluguel social.

Além do condomínio, as famílias pagarão pelo apartamento um valor que não ultrapasse 25% da renda familiar. A primeira proposta será desenvolvida em um terreno na região da Barra Funda, que receberá duas torres com 600 unidades. Desse total, 20% a 25% serão alugadas para pessoas de baixa renda cadastradas pela Secretaria Municipal da Habitação. As demais serão oferecidas a famílias que recebem de 4 a 16 salários mínimos.

A área tem 9,4 mil m² e fica no cruzamento das Ruas Cruzeiro e Cônego Vicente Miguel Marino, ao lado da linha do trem. O local abrigava uma garagem de ônibus. Segundo a Prefeitura, trata-se de localização privilegiada, dotada de infraestrutura e passível de receber o conceito “mix de renda”.

A licitação deverá ser lançada nos próximos meses. Segundo a Prefeitura, o empreendimento será desenvolvido com base em uma concessão de obra pública de Habitação de Interesse Social (HIS), combinada com a prestação de serviços sociais e de gestão condominial e patrimonial definidas pela Política Municipal de Habitação. Haverá no local ainda dez lojas de aproximadamente 100m².

Por meio da concessão, que vai durar cinco anos, a empresa vencedora terá de arcar com todos os recursos necessários para a construção e incorporação do modelo de moradia, assim como para a gestão condominial, patrimonial e social das unidades habitacionais. O projeto foi desenvolvido durante o Congresso Internacional de Habitação e Urbanismo de São Paulo, realizado em junho. Na ocasião, o conceito foi debatido por autoridades nacionais e internacionais. Na lista, havia representantes das secretarias de Habitação e da Habitação e Planejamento Urbano de Nova York, com experiência na área.

O número de apartamentos dedicados à habitação social e o valor aportado no Fundo Imobiliário, que será usado como garantia da gestão social, condominial e patrimonial, terão papel de desempate durante a licitação.

Fonte: Estadão

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Prefeitura de São Paulo testa modelo de NY na Barra Funda" 27 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/45649/prefeitura-de-sao-paulo-testa-modelo-de-ny-na-barra-funda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.