O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: A Barriga Do Arquiteto

Cinema e Arquitetura: A Barriga Do Arquiteto

Cinema e Arquitetura: A Barriga Do Arquiteto
Cinema e Arquitetura: A Barriga Do Arquiteto, Imagens do filme
Imagens do filme

Peter Greenway e sua preocupação estética simbólica nos deleita com  A barriga do arquiteto  (The Belly of an Architect). Para Greenway  a realidade está em eterno conflito entre a razão e emoção.

Imagens do filme

SINOPSE

Kracklite (Brian Dennehy) é um arquiteto americano que vai à Roma para comandar a exposição do seu ídolo e formador de sua carreira profissional, o arquiteto francês Etienne-Louis Boullée (1728-1799), famoso por suas construções ovais.Na arquitetura de Roma, que tanto influenciou a estética de Boullée, e nestas formas reside a simbologia de Greenway nos remetendo ao masculino e feminino, as formas arredondadas, abobadas, cúpulas, torres representando barrigas, útero e falos, etc. Kracklite se encontra com uma equipe não muito colaboradora, que não nutrem por Boullée a mesma paixão que ele.

Imagens do filme

Em Roma sua esposa Louisa (Chloe Webb) é assediada descaradamente pelo co-organizador da exposição Caspasian (Lambert Wilson), e daí começa o tormento do arquiteto, que é acometido por fortes dores no estomago.  Quando fica sabendo que seu ídolo ingeria alimentos muito parecidos com os seus próprios, fica desconfiado que sua jovem esposa  o está envenenando e cria estranha obsessão por barrigas e começa a ficar doente e cada vez mais paranoico.

Imagens do filme

O filme ainda traz questionamentos sobre ética e moral, caracterizado no adultério que não rende comentário dos personagens, sobrando a Kracklite o silencioso escárnio da traição, e desvio de dinheiro da exposição para obras de cunho fascista segundo Kracklite. Esse desvio não passa despercebido, reflexo do mundo materialista.

E nesses pequenos detalhes Greenway monta intrigada colcha conflituosa entre razão e emoção. Kracklite embora sofra pela perda da mulher, as dores estomacais parecem lhe afligir mais dor que a traição da mulher.Durante o período de nove meses, ele se torna obcecado por sua própria barriga. Uma pérola dentro do gênero avant-garde.

Veja o trailer a seguir:

Título Original: The Belly Of An Architect

Título Nacional: A Barriga Do Arquiteto

Direção: Peter Greenaway

Classificação: Longa-metragem

Gênero: Drama

País de Origem: Reino Unido

Duração: 01:58

Ano de Lançamento: 1987

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Cinema e Arquitetura: A Barriga Do Arquiteto" 20 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/44482/cinema-e-arquitetura-a-barriga-do-arquiteto> ISSN 0719-8906